Voar pela primeira vez pode ser loucura e assustador, mas seguindo essas dicas você verá que o meio de transporte é um dos melhores e não vai querer andar em outro.
Voar pode ser um sonho de muita gente! Afinal, nem todas as pessoas tem essa oportunidade ao longo da vida, e no geral, viajar de avião pode ser algo muito mágico ou assustador para aqueles que vão experimentar pela primeira vez.
Isso porquê o voo possui diversos tempos, como por exemplo:
- Check-in;
- Despache de malas (se for o caso);
- Pré-embarque;
- Embarque;
- A acomodação;
- As instruções;
- Decolagem;
- O voo em si;
- A alimentação;
- A busca por banheiro;
- Possíveis turbulências; e por fim,
- A aterrissagem.
Por isso, separamos uma listinha com 5 dicas que você não pode deixar de usar em seu primeiro voo.
Vale ressaltar que essas dicas valem tanto para voos longos quanto para voos nacionais.
Mas já lhe adianto que as dicas serão muito boas e que você deverá utilizá-las em seu primeiro voo! Confira!
Dica 1 – Check-in, despache de malas e pré-embarque
Independente se seu voo for nacional ou internacional, é extremamente necessário chegar no aeroporto com antecedência.
Afinal, não se sabe a lotação do lugar e quantas filas você terá que passar. Mas já lhe adianto que são muitas!
A dica do check-in é: faço o pela internet! Só isso já vai lhe tirar um peso enorme das costas e lhe dar mais tempo para se preparar para o voo.
Já no aeroporto, DEIXE SEUS DOCUMENTOS FACILITADOS! Ou seja, nada de guardar no fundo da mala e perder horas tentando achar.
Na verdade, recomendaríamos que você esteja portando uma bolsa pequena ou uma pochete com as coisas mais importantes como:
- Passaporte;
- Documentos em geral;
- Remédio de enjoo ou dor de cabeça;
- Carregador de celular; e
- Chicletes.
E no caso de precisar despachar malas, se direcione ao local indicado o quanto antes e fique na fila para fazer isso. A propósito, é interessante pesar suas malas antes de ir para o aeroporto, isso pode ser feito em farmácias ou até mesmo em casa.
Por fim, como é seu primeiro voo, não demore e vá logo realizar o pré-embarque! Ou seja, enfrentar mais filas com Raio-X e verificação de documentos, como passagens e passaporte, por exemplo.
Dica 2 – Embarque, acomodações e instruções
Se você já passou por filas e mais filas, já cansou de esperar na sala de pré-embarque e finalmente andou por um corredor enorme que te levou ao avião, parabéns! Agora você realmente irá embarcar!
E a primeira dica que posso dar para você sobre o embarque já foi mencionada neste texto. Mas basicamente é: tenha uma bolsa, nécessaire ou pochete junto a você com itens de extrema necessidade.
Isso por que algumas pessoas costumam passar mal em sua primeira viagem, ou até reclamam de sentir uma pressão nos ouvidos por conta da altitude e velocidade que a aeronave pega.
Por isso, não deixe de andar com um chicletinho junto a você, bem como, com seus remédios de emergência. Pois mascar chiclete tanto na subida quanto na descida alivia a pressão dos ouvidos e garante algo docinho na boca caso não esteja muito bem. Já os remédios de emergência não há nem o que opinar, apenas tenham!
Em relação a acomodação, é sempre bom respeitar os lugares comprados e não tentar dar um “jeitinho”, pois as companhias e os clientes levam isso muito a sério.
Além disso, respeite as medidas de bagagem!
As bagagens de mão e acessório pessoal possuem dimensões especificas e não é à toa. Afinal, elas precisam caber nos espaços destinados.
Se você levar uma bolsa maior do que o recomendado e acabar demorando para entrar na aeronave, por exemplo, poderá ter problemas para guardar sua bagagem.
Em alguns casos, pode até mesmo ser obrigada a despachar, ou mantê-la em baixo do banco de forma bem desconfortável. Diminuindo assim, ainda mais o seu espaço no avião.
Por fim, preste atenção nas instruções! Coloque seu celular em modo avião, se acomode, ponha os cintos e aguarde a decolagem.
Dica 3 – Decolagem, voo em si, alimentação e busca por banheiro
A decolagem para alguns é muito tranquila e rápida, sem nada a temer. Mas para outros, é um momento de desespero!
Para garantir uma decolagem pacifica, masque um chiclete ou tente se distrair com alguma coisa, como por exemplo:
- A Tv da poltrona (que é um desafio haha);
- Os filmes e músicas;
- Tentando conectar no wifi;
- Conversando…
Enfim, ache uma forma de se distrair caso tenha medo!
E falando em conversar, não julgo quem quer aproveitar para ouvir uma música ou assistir um filme durante o voo, mas no geral, recomendaria não perder tempo com isso.
Afinal muita gente espera a chegada ao destino para começar a viagem, mas a verdade é que o passeio começa no momento em que você sai da sua casa.
Daí pra frente, são diversas oportunidades de fazer amigos por onde passar e no voo é uma delas, pois você ficará horas perto do seu colega de cabine.
É um ótimo tempo para conhecer pessoas até porquê, provavelmente vocês estarão indo para o mesmo lugar, então é uma ótima oportunidade de já fazer amigos antes mesmo de aterrissar.
Já sobre alimentação, vou logo avisando: não fique andando pela cabine na hora da comida!
Uma porquê ela passa muito rápido e o período para se alimentar é curto, outra que é um desafio comer naquele espaço pequeno, com tudo balançando. (Principalmente se for comida mesmo).
Também vale guardar algo para mais tarde antes que recolham tudo.
Além disso, os carrinhos de alimentação tomam muito espaço da aeronave, o que dificulta bastante a locomoção. Por isso, vá ao banheiro antes ou depois da alimentação.
Para achar o banheiro basta perguntar a um comissário de bordo e lembre-se que cada categoria tem um banheiro próprio.
Dica 4 – Mais instruções, possíveis turbulências e aterrissagem
As instruções durante o voo ocorrem em todo tempo! Eles anunciam a decolagem, possíveis turbulências, mandam colocar o cinto, dizem quando será a hora da alimentação, tempo de voo e etc.
Por isso sempre se atente as instruções, elas são bem importantes em todo o decorrer do voo.
E agora vamos falar sobre as tão temidas turbulências! Afinal, o maior medo das pessoas que voam pela primeira vez é pegar turbulência.
Então para acabar de vez com esse pavor, vocês precisam saber que a turbulência nada mais é do que um balanço um pouco mais brusco do avião e geralmente, quando ela acontece o piloto avisa antes.
No geral, não tem com o que se preocupar pois os aviões voam em uma intensidade muito grande todos os dias e são os meios de transporte mais seguros do mundo.
E as turbulências são só períodos curtos de algum tipo de problema no tempo ou até algum probleminha técnico fácil de resolver mas no geral, não há com o que se preocupar!
Não pense que “ah, justo hoje que eu vim o avião vai cair” por que não vai!
E por fim, a aterrissagem. Ela sim pode lhe causar um pouco de medo pois quando a aeronave toca o chão dá para sentir um certo impacto, mas acontece tão rápido que mal vai dar tempo de reclamar.
Aliás, se você já passou por todos os itens acima tirando tudo de letra, com certeza você terá um dos melhores voos de sua vida e já poderá se preparar para o próximo!
Dica 5 – Dicas extras
No começo a adrenalina pode te manter quentinho dentro da aeronave mas ao decorrer do voo fica tudo muito gelado. Por isso, mesmo que estiver muito quente lá fora, não deixe de andar sempre com uma blusa de frio em mãos.
Novamente, carregue consigo mini bolsas, pochetes ou nécessaires com itens de extrema importância.
Tenha um cadeado internacional em sua mala despachada, isso evita com que a alfandega possa estragar sua mala.
O cadeado internacional é aquele que possui código para você configurar e uma entrada de chave padrão em baixo, que os policiais usam para abrir as malas.
Leia atentamente as regras de cada companhia em relação as malas, as dimensões e os itens que podem ou não ir dentro delas.
Cuidado com as roupas que usa na hora de passar no Raio-X, pois o mesmo é quase uma porta giratória de banco. Sendo assim, há quem tenha que tirar casacos, tênis ou até sutiã por conter partes de metal.
Carregue em sua mala de mão itens essenciais para o caso de sua mala ser extraviada, por exemplo:
Uma troca de roupa, itens de higiene, remédios clássicos e produtos de valor. Além disso, se atente a não colocar objetos ilegais, pontiagudos ou produtos com mais de 100 mls.
Caso aconteça terá que os jogá-lo fora, o mesmo vale para garrafas de água.
Mas e aí, o que acharam dessas dicas?
Se você vai voar pela primeira vez, siga essas dicas certinho e depois me conta se foi tudo bem. Ah e já vai preparando seus bolsos viu? Pois uma vez voando de avião você nunca mais vai querer viajar de outra forma!
E veja também dicas para você arrumar suas malas de forma facilitada e sem esquecer nenhum item.
E se você gosta desse tipo de conteúdo não deixe de seguir nossa página no Instagram.