A partir de agora, a companhia vai conferir um a um se os limites de peso e tamanho estão de acordo com os recomendados. Confira!
As companhias aéreas possuem recomendações de limite sobre peso e tamanho tanto de malas de mão, que vão dentro das cabines, quanto das malas despachadas.
No entanto, na correria do dia-a-dia muitas malas passam desapercebidas e ultrapassam os limites permitidos pelas companhias aéreas.
Mas isso prevê mudar muito em breve já que a Latam anunciou que vai começar a seguir as regras rigorosamente, cobrando taxas para aqueles que excederem de alguma formas as normas anunciadas.
Entenda o caso
A Latam Linhas Aéreas está sendo a primeira das companhias aéreas brasileiras a anunciar algumas mudanças nos aeroportos.
A companhia anunciou recentemente que vai começar a conferir de forma rigorosa os limites de peso e tamanho das malas de mão que entram em suas aeronaves.
Isso acontece pelo aumento de casos em que passageiros ultrapassam os limites permitidos, sendo eles:
- 55 cm de altura;
- 35 cm de comprimento; e
- 25 cm de largura.
Além de é claro, poder pesar até 10kg conforme o permitido pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil. Ou em caso de cabines Premium Economy e Premium Business essa quantia pode aumentar para 16kg.
De qualquer forma, as regras estão aí para serem seguidas e aqueles que forem pegos ultrapassando os limites permitidos, deverão pagar taxas extras, ou até mesmo terem que despachar suas malas.
Além disso, há muitas outras regras das companhias nas quais você não poderá portar os seguintes itens dentro de uma mala de mão:
- Objetos pontiagudos;
- Armas;
- Sprays;
- Líquidos com mais de 100ml (para voos internacionais);
- E etc.
Item pessoal
Vale lembrar que além da mala de mão, também é permitido levar algum tipo de item pessoas com você, contanto que mantenha-o apertadinho em baixo do assento.
Pode ser uma mochila pequena, uma pasta de trabalho ou uma bolsa para notebook desde que tenha no máximo essas dimensões:
- 45 cm de altura;
- 35 cm de comprimento; e
- 20 cm de largura.
Outras companhias
Por mais que essa mudança tenha partido da Latam, outras companhias aéreas como Gol e Azul também preveem a cobrança extra em casos dos quais as bagagens ultrapassem os limites permitidos.
Por isso, é sempre bom ficar atento as medidas de suas mochilas quando forem pegar próximos voos.