Publicidade

O sossego de Jericoacoara

Publicidade

Localizada a 300 km de Fortaleza, na costa oeste do Ceará, Jericoacoara é uma vila encantadora e procurada por aqueles que buscam tranquilidade. Conhecida por sua beleza natural e clima agradável, Jeri é um refúgio dos agitos das grandes cidades. Leia este artigo até o final e planeje sua viagem para conhecer o sossego de Jericoacoara.

Mesmo com forte presença turística durante todo o ano, a dificuldade de acesso ajuda a manter o clima bucólico da vila. É um destino popular para os amantes de vela, independentemente da idade ou condições climáticas. Não há prédios altos e suas vias não são pavimentadas, mas sim de areia. Em meio às dunas, ao mar, às lagoas e aos manguezais, a vila de Jeri é uma pausa da modernidade.

Em suas ruas de areia, é comum avistar cenas do cotidiano de um típico vilarejo, como crianças indo e vindo de suas brincadeiras. Nesse cenário, o chinelo é ainda o melhor calçado para circular, proporcionando conforto e praticidade aos visitantes que exploram as belezas da região.

Publicidade
Taxa ambiental

Desde setembro de 2017, a entrada em Jericoacoara está sujeita ao pagamento de uma taxa ambiental. A obrigatoriedade é aplicável a todos os visitantes com idade entre 13 e 59 anos, com exceção de pessoas com deficiência física. O valor estipulado é de R$ 41,50 para um período de até dez dias, e uma cobrança adicional de R$ 4,15 por dia após esse período.

Embora seja possível realizar o pagamento no posto de atendimento localizado na entrada da vila, as filas podem ser longas, uma vez que é necessário preencher um formulário manualmente e efetuar o pagamento em dinheiro. Por isso, recomendamos que faça o trâmite pela internet, através do site da Prefeitura Municipal de Jericoacoara. Ao clicar na opção “Taxa de turismo” e preencher o formulário online, você pode optar pelo pagamento através de boleto bancário ou cartão de crédito.

Por fim, imprima seu comprovante e leve-o com você durante toda a viagem, pois ele funciona como um passaporte. Você terá que apresentá-lo durante o check-in no hotel, assim como sempre que sair ou entrar no vilarejo para passeios.

Da mesma forma que outros destinos litorâneos, as praias são a atração principal de Jeri. Contudo, a vila também é famosa pelos passeios de bugue, quadriciclo e outras expedições. Não deixe de aproveitar essas aventuras em sua viagem!

As praias de Jeri

A Praia Principal de Jericoacoara é o destino mais prático para quem deseja desfrutar de um dia na praia. Localizada bem no centro da vila, é possível chegar até ela com uma curta caminhada. A faixa de areia da praia pode variar bastante de tamanho, e há opções de aluguel de cadeiras e guarda-sóis, bem como sombras naturais de árvores no canto esquerdo.

A Praia Malhada é menos movimentada e ideal para quem quer fugir de multidões. Para chegar até ela, caminhe por aproximadamente 10 minutos pelo canto direito da Praia Principal. Mas, atenção: leve tudo o que precisar para se acomodar, pois a Praia Malhada oferece pouca infraestrutura.

Apesar do mar agitado e da falta de estrutura e sombra, a Praia das Conchas é bastante visitada por turistas que querem tirar fotos da sua formação rochosa, conhecida como Pedra Furada, e apreciar a bela vista do mar de Jericoacoara. Para chegar lá, você terá que caminhar cerca de 30 minutos a partir do centrinho de Jeri, com uma parte do caminho exigindo atenção para descer uma pirambeira.

A Praia da Vitória, situada ao lado da Praia das Conchas, possui características naturais parecidas com as de sua vizinha. No entanto, a ausência famosa Pedra Furada faz com que poucos turistas se arrisquem a caminhar entre as pedras para chegar até sua faixa de areia.

Publicidade

Localizada no município de Cruz, a Praia do Preá é um destino conhecido entre os viajantes que exploram o lado leste de Jeri. Isso porque sua localização é estratégica: fica na rota que leva à Lagoa do Paraíso. Além disso, devido aos ventos fortes, a praia tem infraestrutura simples e pouco atrativa, mas é boa opção para os praticantes de kitesurf.

Lagoas de Jeri

Tão imperdível quanto conhecer as praias de Jeri, é visitar suas lagoas. Formadas nos períodos chuvosos, suas águas doces e azuladas são perfeitas para descansar e, claro, tirar muitas fotos.

A Lagoa da Tatajuba, por exemplo, é a última parada do passeio pelo lado oeste de Jericoacoara. Trata-se, na verdade, de uma praia de água doce cercada por dunas e quiosques rústicos. É o lugar perfeito para deixar as preocupações de lado e descansar em uma paisagem deslumbrante.

A Lagoa de Jijoca é conhecida por suas areias finas e águas cristalinas de tons azul e esverdeados. Embora seja um único espelho d’água, a lagoa é dividida em duas partes com nomes diferentes.

Publicidade

Redes para descansar e aproveitar a paisagem na água
  • A primeira parte, conhecida como Lagoa Azul, é rodeada por barracas e trampolins. Além disso, você vai encontrar várias empresas vendendo passeios de bugue para esse destino, o que é uma ótima ideia para os viajantes mais aventureiros.
  • Já a segunda parte, é conhecida como Lagoa do Paraíso e tem uma infraestrutura mais sofisticada. Com bares, restaurantes e espreguiçadeiras, é nela que ficam as famosas redes para descanso na água – uma experiência de relaxamento que você precisa experimentar.
Aproveite o Centrinho de Jeri

Apesar de ser conhecida por suas paisagens exuberantes, a região também é famosa por seu centrinho rústico, com ruas de areia e estabelecimentos de decoração praiana. Embora o clima seja descontraído, o centrinho de Jericoacoara oferece uma variedade de atividades para todos os gostos e idades, desde opções gastronômicas até opções culturais e de entretenimento.

A Rua Principal é um excelente ponto de partida para explorar a cultura de Jeri. No entanto, há muitos outros lugares que valem a pena incluir no seu roteiro. Confira algumas sugestões:

À noite, o movimento é intenso no Beco do Forró, um dos locais mais badalados da vila. Este lugar é um verdadeiro paraíso para quem gosta de música, dança e diversão. Além disso, é onde se encontram algumas das principais agências de turismo da região. O Beco do Forró fica entre a Rua Principal e a Rua do Forró e é facilmente reconhecido pela grande variedade de lojas, bares e restaurantes tocando o tradicional forró da região.

Se você prefere passeios mais tranquilos, o Beco das Flores é uma excelente opção. Ao longo do beco, você pode admirar diversas pinturas de grafite e, claro, as flores que deixam o espaço ainda mais charmoso. Recomendamos fazer este passeio de manha ou a tarde.

Comentário

Com tantos passeios e paisagens de tirar o fôlego, Jericoacoara definitivamente é um destino que deve entrar na sua lista de viagens. Você será conquistado pela beleza, aconchego e animação desta vila encantadora, que é um convite a sair da rotina.

Publicidade

Outro destino que, certamente, vale sua visita é Itacaré, cidade bahiana com praias de águas cristalina. Clique aqui e leia nosso artigo sobre essa outra cidade maravilhosa, que vale sua visita!

Aliás, você já esteve em um desses destinos? Se sim, como foi sua experiência? Planeja voltar? Qual será sua próxima viagem? Deixe seu comentário. Queremos saber tudo!