Publicidade

Lançamento do ETIAS é adiado para 2025

Publicidade

Previsto para ser lançado até o final deste ano, o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens acaba de ser adiado para maio de 2025. Entenda!

O Sistema de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS) acaba de ser adiado para 2025. O sistema estava estava previsto para começar agora em outubro de 2023 mas precisou ser adiado devido a um atraso no lançamento do Sistema de Entrada/ Saída (EES).

De acordo com funcionários da União Europeia, a expectativa era de que o EES ficasse pronto até o final deste ano para que fosse implantado o ETIAS, no entanto, ocorreram alguns imprevistos.

Agora, sem previsão de lançamento do EES, a estimativa é que até maio de 2025 o ETIAS consiga finalmente ser lançado. Porém, não se descarta a possibilidade de um novo adiamento após essa data.

Publicidade

Afinal, a implementação do ETIAS só poderá ocorrer dentro de 6 meses após o lançamento do EES.


Sobre o ETIAS

 

O Sistema de Informação e Autorização de Viagem vai funcionar como um “portão” para cidadãos que são isentos do visto natural, ou seja, que possuem passagem livre pela Europa.

E ETIAS tem como finalidade “avaliar o perfil dos turistas” para que eles possam ou não, transitar tranquilamente pelos países da União Europeia em estadias de curta duração.

Ou seja, essa medida facilita o controle da entrada e saída de pessoas nos países da Europa e garante com que transitem mais facilmente pelo continente europeu por períodos de 90 a 180 dias.

Publicidade

A autorização do ETIAS ficará vinculada ao passaporte e terá validade de 3 anos. Nela, contará informações sobre o cidadão, bem como antecedentes criminais e detalhes sobre a viagem.

Além disso, o ETIAS custará cerca de 7 euros e pode ficar pronto em minutos. A isenção do valor é para menores de 18 ou maiores de 70 anos de idade.

No entanto, dependendo do processo pode demorar de 4 dias a 1 mês para ficar prontos.

Publicidade

Por fim, vale lembrar que o ETIAS é para países que não necessitam de visto para entrar na União Europeia. O que não é o caso do Brasil.


Sobre o EES

Já o EES é um sistema de informática automatizado que garante o registro de residentes em países terceiros, que viajam pela Europa em passeios de curta duração.

No caso, esse sistema funciona como substituto do carimbo no passaporte e tanto automatiza quanto agiliza todo esse processo.


Mas e aí, o que acharam desse adiamento?

Vale lembrar que esse mês também será inaugurado o ETA (Electronic Travel Authorization). O ETA é uma taxa de visitação para turistas do Reino Unido.

Publicidade

A princípio ela será cobrada somente para visitantes vindos do Catar. No entanto, a medida começara a valer a partir de fevereiro também para os demais países da Europa e Ocidente. Confira!

Lizandra Carvalho

Jornalista há mais de 5 anos, escritora apaixonada por viagens e promoções, agora aspirante no mundo das milhas, com uma longa bagagem de estudos e aventuras para contar.