Novo programa do governo vai facilitar a entrada de companhias aéreas estrangeiras que desejam atuar no Brasil. Confira!
Mais novidade nos ares! Após toda a movimentação do novo programa de incentivo a voos aéreos do país, o “Conheça o Brasil: voando”. O governo acaba de lançar essa semana mais uma novidade o Fly2Brazil.
O Fly2Brasil nada mais é do que um hotsite que vai facilitar com que empresas estrangeiras cheguem ao país. Afinal, através dele as companhias conseguiram ver quais os requisitos para poderem operar aqui.
A ideia é que mais companhias aérea estrangeiras venham atuar no Brasil para que assim possam criar uma concorrência maior entre o setor no país. Além de é claro, aumentar o número de conexões e democratizar o acesso ao transporte aéreo.
Sobre o hotsite
No Fly2Brazil, que foi lançado ontem (30) pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), as empresas conseguirão ver todas as orientações necessárias para atuar no país.
Neste caso, as empresas estrangeiras poderão voar das seguintes formas:
- Voos não regulares;
- Voos de fretamento; e
- Voos regulares com frequência pré-estabelecida.
Bem como, através do hotsite também será possível visualizar os códigos de operação compartilhados.
Em outras palavras, através desses códigos uma empresa autoriza a outra a utilizar sua identificação, assim, permitindo com que passageiros compre bilhetes com empresas parceiras.
Divulgação
Para aumentar a divulgação da nova medida e fomentar o projeto, o Ministério do Turismo (Mtur) e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) também estão participando do projeto.
Simplificação da entrada
A simplificação das normas para a entrada de companhias aéreas estrangeiras no Brasil começaram a ocorrer em meados de setembro de 2022.
Neste período o governo já havia reduzido a burocracia relacionada a apresentação de documentos para o transporte aéreo internacional feito de forma regular ou não regular.
Mas agora, além da simplificação já existente, as empresas estrangeiras também foram isentas da Autorização Prévia de Funcionamento.
Isso permite com que as companhias possam efetuar seu registro diretamente na Junta Comercial, responsável por tratar da Autorização de Operação junto à ANAC.
Com a nova medida, o prazo de autorização das empresas para operar no país caiu de 270 para apenas 30 dias, facilitando e agilizando a realização de novos voos com parceiros internacionais.
Além disso, as novas medidas também melhoraram muito para os voos de fretamento que agora conseguem ter suas aprovações em períodos de até 10 dias.
No entanto, a melhor parte vem agora! O compartilhamento de códigos (codeshare) entre as empresas também foi facilitado.
Ou seja, agora, companhias aéreas brasileiras e internacionais podem realizar parcerias de forma mais facilitada e compartilhar seus voos entre si. Inclusive, é muito comum a pratica de codeshare no Brasil, a Latam mesmo fez uma ótima parceria nos últimos dias.
Mas e aí, o que acharam da novidade?
Vocês acreditam que a entrada de novas cias aéreas no Brasil vai tornar os preços mais competitivos ou bagunçar o mercado?