As companhias indianas Vistara e Air India estão em processo de negociação para se fundirem e poder entrar em disputa de trafego aéreo com a IndiGo.
As empresas indianas Vistara do grupo Tata Airlines Limited / Singapore International Airlines e a Air India estão em processo de negociação para se tornarem uma só potência e gigante da aviação no Oriente Médio.
A Vistara é uma companhia aérea relativamente nova e que tem sua existência dependendo de dois grupos, a SIA e a Tata Airlines Limited sendo que elas possuem 49% e 51% das ações da empresa, respectivamente.
Já a Air India, um dos maiores e mais antigos grupos de aviação do país é desde janeiro, totalmente pertencente ao Grupo Tata. Ela oferece uma frota completa de Boeings e Airbus para toda a Europa, Ásia, África e América do Norte.
Como há uma expectativa de que o fluxo de voos na Ásia se multiplique pelos próximos 10 anos, as empresas estão se permitindo investir cada vez mais em Cingapura.
Fusão de gigantes
A estratégia da SIA no atual momento é garantir que sua parceria com o Grupo Tata seja intensificada, buscando fortalecer o comprometimento de ambas empresas com a fusão.
Podendo assim, tornar a Vistara e a Air India uma gigante da aviação.
Ao que se sabe, por enquanto as “discussões confidenciais” das empresas estão em andamento, mas nenhum termo concreto foi acertado entre elas.
Em relatório divulgado pelas companhias, há a informação de que a Vistara e a Air India iriam manter seus empreendimentos em conjunto de maneira que a Singapure International Airlines detenha pelo menos cerca de 25% de coparticipação.
Além disso, unir as duas seria um grande passo para formar uma concorrente à altura da companhia dominante do país, a IndiGo. Já que a mesma ainda detém 59% de participação no mercado.
Assim como se tornar concorrente para as demais rivais do Oriente Médio que transportam grande parte do tráfego internacional da índia.
Contudo, mesmo com as reuniões e acordos se desenrolando, a fusão da Air India e da Vistara pode levar cerca de um ano para ser de fato acontecer.
Você pode conferir na integra o boletim oficial das companhias clicando aqui.
Sobre o Grupo Tata Airlines Limited
Atualmente o Grupo Tata opera quatro companhias aéreas:
- Air India,
- Air India Express,
- AirAsia India
- Vistara
Ele trabalha para que a estratégia de consolidação das companhias seja concretizada para conseguir economizar custos e construir sinergias com a otimização de aeronaves e rotas.
Além disso, a empresa também busca ganhar uma maior participação no mercado.
Sobre a Singapure Internacional Airlines
A criação da Vistara proporcionou ao grupo Singapure International Airlines um importante salto no setor de aviação na Índia, do qual o país comporta grande fluxo de tráfego doméstico e internacional.
Mas embora milionária, a SIA não está com uma reputação muito boa no país. A companhia espera que com a fusão consiga crescer ainda mais, reconstruir sua frota e restaurar a confiança dos nativos em seu nome.
Ela também almeja uma participação de pelo menos 30% no mercado doméstico pelos próximos 5 anos.