Juros altos, pandemia e dividas podem fazer com que a Gol entre em uma possível recuperação judicial muito em breve. Confira!
Com tantas promoções de passagens, campanhas na Smiles e crescimento nos números de voos, trechos e passageiros, nem parece que a Gol está endividada.
Porém, a empresa vem tentando se reerguer desde a pandemia e até hoje não conseguiu quitar suas dívidas, que estão atualmente em R$20 bilhões.
Com isso, a companhia está considerando a possibilidade de entrar com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos. Isso pode acontecer dentro de um mês, segundo dados da imprensa.
De acordo com especialistas da aérea de economia, as renegociações das companhias aéreas estão saindo mais caro neste ano, graças a taxa Selic que aumentou absurdamente de 2% para 11,75%. Essa taxa impacta diretamente no pagamento de juros e dividas trazendo uma dificuldade maior para o mercado.
Além da pandemia e das altas taxas de juros, outra dificuldade que a empresa possui atualmente é com sua frota de aviões antigos. Afinal, por serem mais velhos, dão problemas com uma frequência maior. Bem como, o aumento no preço do petróleo também impacta diretamente os custos da empresa.
Contas a curto prazo
No entanto, o que mais preocupa a Gol neste momento são as contas a curto prazo, ou seja, os gastos com combustível e pagamento de fornecedores. Esses gastos mensais não podem deixar de ser pagos para que a companhia continue a caminhar.
Mas com o pagamento desses gastos fica impossível que a empresa quite sua divida bilionária adquirida na época da pandemia, que hoje chega a R$20 bilhões e a tendência é aumentar.
Todavia, caso a empresa pegue todos os seus recursos para quitar contas, seria possível pagar as dividas totais da companhia dentro de 6 meses.
Sobre o pedido fora do país
Com isso, o melhor a se fazer é realente tentar a recuperação judicial no estrangeiro, para que acionistas de fora consigam ajudar no encargo. Assim, permitindo com que a empresa quite essa divida e continue operando normalmente.
Afinal, é notável o crescimento da Gol mês após mês com diversos trechos novos, além de voos com mais de 80% da ocupação e um crescente número de passageiros.
De acordo com o analista da Benndorf research, João Lucas Ronello, a companhia Latam Linhas Aéreas realizou o mesmo movimento em 2020, no entanto, nada se fala sobre o caso.