Companhias aéreas europeias anunciaram essa semana que vão se unir e criar uma aliança, a Strategic Alliance of Regional Airlines (SARA).
Novidade na Europa também reflete no Brasil! As companhias aéreas regionais da Europa acabaram de anunciar que estão se juntando em uma nova aliança.
A aliança vai se chamar Strategic Alliance of Regional Airlines (SARA), e estava em desenvolvimento há cerca de 5 anos. No entanto, os planos ficaram parados por um tempo por causa da pandemia.
O movimento assegura que o plano é expandir tanto a frota quanto o número de aeronaves regionais que deve passar de 74 para 100 em três anos.
Atualmente a frota é composta por aeronaves regionais, como ATR 72-600, Mitsubishi CRJ 1000, CRJ200ER, CRJ900 e CRJ900 LR.
Sobre a aliança
O nome Strategic Alliance of Regional Airlines (SARA) é bem sugestivo e define exatamente o que é, ou seja, uma junção de companhias aéreas regionais da Europa com a ideia de crescer.
De acordo com o Gerente Geral da SARA, Miguel Ángel Falcón “Esperamos que a aliança se estenda por toda a Europa, reforçando nossa colaboração com as principais companhias aéreas europeias.”
Além disso, ele também ressalta que no momento possuem cerca de 74 aeronaves mas que a meta é aumentar para 100 dentro dos próximos 3 anos.
A SARA é o resultado da junção que as companhias aéreas Air Nostrum e City Jet tivera. A nova holding aérea unificou diversas empresas aéreas e desenvolvedores do ramo regional europeu sendo:
- Irlandesa Hibernian,
- Aeronaves ANEM (empresa de manutenção e reparo)
- ANTO (treinamento de tripulações)
- ARA (suporte para voos)
- ARD ERA (corretor comercial)
Ainda de acordo com o Gerente Geral Miguel, a aliança poderá se expandir através de fusões e aquisições. Além disso, Carlos Bertomeu, CEO da Air Nostrum e Presidente da SARA ainda ressaltou que a aliança pode proporcionar sinergias importantes para as companhias aéreas membras.
Bem como, a meta é expandir por toda a Europa trabalhando em conjunto com demais companhias aéreas e parceiros.
Divisão e expansão
De acordo com Bartomeu, ainda que as empresas tenham se unido por um bem maior, ambas continuarão sendo unidades independentes, ou seja, trabalharão com suas próprias marcas e estruturas.
Já no caso da parceria, vale ressaltar que a Air Nostrum tem cerca de 80% de participação acionária. Enquanto a CityJet possui os outros 20%.
Os demais parceiros tem sua ponta na parceria mas não foram divulgadas exatamente quais funções.
Além disso, até agora a aliança ainda não possui uma identidade visual mas provavelmente será desenvolvida muito em breve.
Mas e aí, o que acharam da novidade?
A notícia pode parecer interessante para quem costuma viajar para a Europa, afinal, parcerias sempre expandem oportunidades de voos.
Neste caso, por exemplo, a Air Nostrum é parceira da Ibera, o que torna possível resgatar passagens por ela a partir do programa de milhas Ibera Plus.
Inclusive, dá uma olhada nessa estratégia SVP para você viajar de executiva gastando pouco!