A companhia Gol Linhas Aéreas anunciou oficialmente o pedido de recuperação judicial aos Estados Unidos para conseguir quitar suas dívidas. Confira!
Nesta semana nós já havíamos publicado uma matéria comentando sobre a possibilidade da companhia Gol Linhas Aéreas estrar em recuperação judicial.
A medida aconteceria pois a empresa ainda não conseguiu quitar suas dívidas e empréstimos feitos durante e após o período da pandemia de Covid-19. Nesta época, os voos foram cancelados e as empresas aéreas ficaram um bom tempo sem operar.
Com isso, a crise veio para todas e inclusive, a Latam já havia feito em 2020 esse mesmo caminho de recuperação judicial e felizmente, conseguiu sair do aperto.
A ideia é que aconteça o mesmo com a Gol Linhas Aéreas e que com a ajuda, não parem de operar por nenhum dia. Além disso, a companhia anunciou recentemente novas rotas para o carnaval.
O pedido se chama Chapter 11, que é um processo legal utilizado por empresas para reestruturar finanças e fortalecer operações comerciais. A solicitação foi feita ao Tribunal de Falências dos Estados Unidos, no Distrito Sul de Nova York.
Entenda o acontecimento
Nesta matéria explicamos tudo que fez com que a Gol chegasse ao ponto de pedir recuperação judicial. No entanto, de forma resumida, a pandemia quebrou muitas empresas que precisaram fazer empréstimos para pagar seus funcionários e se manter de pé.
Sem lucros definitivos, as empresas aéreas estavam apenas pagando contas, fornecedores e funcionários com o dinheiro ganho e no caso da Gol, até agora não conseguiu eliminar os empréstimos pegos. Aliás, a taxa Selic responsável pelos juros no Brasil tem subido ano após ano, também dificultando o pagamento de contas.
A dívida da empresa atualmente está em cerca de R$20 bilhões que, caso aprovada a Recuperação Judicial pelos Estados Unidos, poderá ser pago rapidamente já que a moeda americana está bem alta ante o real.
De acordo com a Gol Linhas Aéreas, para não deixar de operar eles tem pagado as contas mensais e de extrema necessidade e deixado de lado as dívidas de empréstimos. Isso permite com que a empresa opere da mesma forma normalmente.
No entanto, para pagar as dívidas eles teriam que depositar todos os ganhos da companhia nas contas durante pelo menos 6 meses. O que teria que parar tudo.
Sendo assim, a torcida agora é para que os Estados Unidos aceitem o pedido de recuperação judicial e ajudem a Gol a sair desse buraco assim como já fizeram com a Latam em 2020.
Como fica o programa Smiles
Em meio a um mar de incertezas, muitos milheiros já começam a desesperar com suas aquisições ou poupança de milhas na conta Smiles.
Vale ressaltar aqui que poupança de milhas nunca é um bom negócio, sendo o ideal “ganhar e gastar”. Ou apenas ter realmente um destino concreto para suas milhas.
De qualquer forma, olhando para a recuperação da Latam há 4 anos atrás, é difícil que a Gol venha a falência. Afinal, o pedido se aceito vai ajudar a empresa a pagar suas contas e ficar 100% novamente.
No entanto, se você é daqueles que não quer pagar para ver, temos algumas sugestões de como gastar suas milhas. Veja:
- Emitir passagens por companhias aéreas parceiras;
- Trocar seus pontos por All Rewards e se hospedar nos hotéis da Accor;
- Resgatar produtos no Shopping Smiles;
- Abastecer seu carro pelo Shell Box;
- Pagar Uber com pontos; e por fim,
- Transferir para outros programas parceiros.
Mas e aí, o que acharam da iniciativa?
Veja na integra o recado oficial da Gol Linhas Aéreas aos seus passageiros e clientes.
E vale lembrar que todos os serviços operados pela companhia continuarão funcionando da mesma forma, sem nenhuma alteração.