A companhia Azul Linhas Aéreas se reuniu com governantes do RS e Rivera, esta semana para fazer um acordo de novas rotas binacionais. Confira!
A companhia Azul Linhas Aéreas se reunião essa semana com representantes do Uruguai e autoridades brasileiras para consumar sua nova rota que vai ligar Porto Alegre a Riviera.
A cidade de Rivera fica na fronteira do Uruguai com o Brasil, sendo vizinha de Sant’Ana do Livramento. O acordo se tornará binacional e vai ser um grande passo para a Azul que só neste ano estabeleceu rotas internacionais para EUA, Portugal e França.
De acordo com o Gerente de Relações Internacionais da Azul, César Grandolfo, “é um momento simbólico para a Azul por iniciar uma operação para o terceiro aeroporto binacional do mundo.”
Mas além disso, a nova rota e acordo binacional tem o intuito de ligar os países de forma mais facilitada, promovendo um aumento em voos para a fronteira em vez da ligação com Montevidéu, por exemplo.
Sobre o acordo
A medida tem como incentivo tornar os custos de voos mais competitivos ante ao destino da capital do país, Montevidéu. Além de uma rota mais curta para a fronteira, a ideia é facilitar o trafego de cargas e pessoas entre os países parceiros. De igual modo, a parceria também vai conectar ambos os países ao turismo e desenvolvê-los economicamente.
Segundo o Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, “o Governo local tem incentivado muito essa parceria, reduzindo a carga tributária sobre os combustíveis de aviação”.
Além disso, ele ainda comenta a importância da ligação entre Riviera e o Rio Grande do Sul, já que a cidade Uruguaia fica na fronteira do Estado. Ou seja, a unificação é uma ótima oportunidade para o desenvolvimento econômico de ambas as cidades.
Sobre os voos
Os voos acontecerão duas vezes por semana e têm previsão de operarem no primeiro semestre de 2024.
Eles terão saída do Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Já o destino final é o Aeroporto Internacional Presidente General Óscar D. Gestido, de Rivera, no Uruguai.
A operação vai acontecer 3 meses após a assinatura binacional entre a Azul, o Governo Federal, do Rio Grande do Sul e Aeroportos do Uruguai.