Novo acordo entre a Embraer e a ABR prevê a ampliação de voos internacionais para o Brasil, visando um aumento na economia local.
Boa notícia para quem adora viajar para o exterior! Nesta semana a Embraer e a ABR (Associação Aeroportos do Brasil) assinaram um acordo para que juntas pudessem ampliar voos internacionais para o Brasil.
A medida não só vai facilitar com que turistas de todo mundo cheguem até aqui, como também vai ajudar brasileiros a irem para fora com sem a necessidade de conexões.
Afinal, a implementação de novos voos vai garantir com que o ir e vir de ambos seja mais prático e facilitado.
Sobre o acordo
Segundo o Ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho, o acordo é fundamental para a aviação brasileira, e prevê um fortalecimento da economia nacional.
A ideia é trazer novos voos e companhias aéreas que desejam operar no Brasil, aumentando as rotas e opções de turismo.
Além disso, o acordo assinado em Brasília também prevê muitas novidades nos aeroportos associados à ABR.
A ideia é que realmente tenha um aumento de voos e no número de turistas aos aeroportos do Brasil. Bem como, uma melhora na comunicação e recepção dos visitantes estrangeiros.
A associação Aeroportos do Brasil representa cerca de 59 aeroportos federais concedidos à iniciativa privada, sendo responsáveis por mais de 90% da movimentação de passageiros no pais.
Sendo assim, eles estão com alguns dos maiores aeroportos do Brasil como os Aeroportos Internacionais do Rio de Janeiro, Florianópolis, Cuiabá, Belo Horizonte, Aracaju e São Paulo, por exemplo.
Qual o plano para a nova ampliação?
Além de tentar trazer novas companhias e novos voos para o país, os novos planos da ABR e a Embratur também idealizam outras ações paralelas. Como por exemplo:
- Compartilhamento de ados e informações;
- Divulgação da marca Brasil em aeroportos;
- Melhora na recepção e comunicação com turistas em aeroportos; e
- Ampliação no relacionamento entre companhias aéreas.
De acordo com o Presidente da ABR Fabio Carvalho “a parceria trará muitos benefícios econômicos, bem como desenvolvimento e geração de renda para o país.”
Mudança em Uberlândia
Vale lembrar que essa semana também ocorreu uma mudança no Aeroporto de Uberlândia, que agora será assumido pela AENA.
O processo faz parte de um investimento de cerca de 3,3 bilhões de reais da concessionária para assumir as operações de 11 aeroportos brasileiros.
Agora, com a troca na administração, o aeroporto receberá melhorias que o deixarão mais seguro, sustentável e confortável para seus passageiros.
A ideia é de que até dezembro a AENA já tenha entregue para a Anac todos os planos de ampliação e melhoria do aeroporto.
Assim, as obras poderão começar já no segundo semestre do próximo anos, com previsão de entrega até 2026.
Além do Aeroporto de Uberlândia (UDI), o AENA também ficará responsável por mais 10 aeroportos. Sendo eles:
- Campo Grande (MS)
- Congonhas (SP)
- Ponta Porã (MS)
- Corumbá (MS)
- Uberaba (MG)
- Montes Claros (MG)
- Marabá (PA)
- Carajá (PA)
- Santarém (PA)
- Altamira (PA)
Com isso, o Aena começará a representar cerca de 20% do trafego aéreo nacional. Já que eles já detem o controle de 6 aeroportos do Nordeste.
Vale lembrar que o AENA é uma companhia operadora portuária brasileira que pertence a espanhola de mesmo nome. Sua gestão no exterior é responsável por 46 aeroportos.
Saiba mais sobre a AENA neste link.