Publicidade

A incrível recuperação do setor aéreo brasileiro

Publicidade

Segundo relatório da Anac, o setor aéreo brasileiro teve uma grande recuperação no ano de 2022, após a pandemia. Confira!

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) lançou um relatório na web essa semana dizendo o quanto o setor de aviação brasileira conseguiu crescer no ultimo ano.

A recuperação se deu devido ao fim da pandemia de Covid-19, na qual a maioria dos aeroportos do país e viagens acabaram sendo canceladas.

No entanto, como mostra o estudo, ao fim do problema as coisas voltarão a caminhar em passos largos para o sucesso, afinal, em 2022 foram realizados aproximadamente 831 mil voos tanto internacionais quanto nacionais.

Publicidade

Os dados mostram um aumento de 39% em relação ao ano de 2021.


Saiba mais

De acordo com o relatório, os voos começaram a ser cancelados e a queda no mercado da aviação foi registrada entre 2020 e 2021.

Entretanto, a partir de 2022 com o fim da pandemia e a volta da normalização, tudo começou a melhorar. Por exemplo, a soma de passageiros transportados durante o ano passado foi uma média de 98 milhões de pessoas.

Ainda de acordo com o relatório da Anac, só o mercado doméstico brasileiro realizou cerca de 731 mil voos, totalizando um aumento de 33,7% em relação ao ano anterior.

Mas ao que se diz respeito ao aproveitamento das aeronaves, o mesmo teve uma redução de 1,2% em relação a 2021.

Já no mercado internacional, os números mostram uma recuperação mais lenta, provavelmente devido ao aumentos dos preços e do câmbio (que a pouco tempo começou a cair).

Publicidade

Ao todo foram cerca de 100 mil voos internacionais durante o ano 2022, um aumento de 89% em relação ao ano anterior, no qual foram registrados pouco mais da metade (53%).

Ainda de acordo com o estudo, o salto que o mercado da aviação deu depois da pandemia foi de 227%, onde mais de 16 milhões de passageiros voarão. Enquanto que no período da pandemia esse número havia caído para somente 5 milhões.


Sobre as empresas

Em relação as empresas aéreas brasileiras, os dados revelam que a Latam ultrapassou a Azul no número de passageiros transportados.

Enquanto isso, a Azul e a Gol estão quase empatadas, com 26,5 e 26,3 milhões, respectivamente.

Agora em termos gerais, as três companhias aéreas tiveram um aumento significativo de passageiros transportados no ano de 2022. Sendo:

Publicidade
  • Gol – aumentou 40%
  • Azul – aumentou 16%
  • Latam – aumentou 44%

Receitas

Ainda de acordo com o Anuário do Transporte Aéreo de 2022 revelado ontem (8), cerca de 82% das receitas das companhias aéreas brasileiras se dão pela venda de passagens aéreas.

Desses números, somente 10% é relacionado com transporte de cargas e apenas 2% em transporte de bagagens.

Os dados também revelam um aumento no gasto de combustível das companhias aéreas, em 2021 por exemplo, o gasto era de 21%, enquanto em 2022 teve uma alta de 41%.

De acordo com o relatório, esse aumento no gasto do combustível gerou um prejuízo de R$2,2 bilhões às empresas.

Publicidade

Mas e aí, vocês acompanharam toda essa mudança pós pandemia?

Para conferir a matéria na integra clique neste link.

E não deixe de curtir nossa página no Instagram e ficar por dentro de tudo que acontece no mundo das milhas aéreas!

Lizandra Carvalho

Jornalista há mais de 5 anos, escritora apaixonada por viagens e promoções, agora aspirante no mundo das milhas, com uma longa bagagem de estudos e aventuras para contar.