Governo de Portugal anuncia que pretende privatizar pelo menos 50% da companhia aérea no próximo ano. Entenda!
Ao que tudo indica, o governo de Portugal está tentando novas estratégias para melhorar a economia da companhia aérea TAP Air Portugal.
A empresa que começou a enfrentar problemas financeiros durante a pandemia de Covid-19 até hoje sofre para reerguer.
Neste período, por exemplo, o governo local teve que injetar cerca de US$ 3,37 bilhões na companhia e ainda traçar um plano de reestruturação.
No entanto, as ideias de privatização do governo local começaram bem antes da pandemia, em 2015 quando 61% da companhia foi arrematada pela Atlantic Gateway.
Na época, o governo acabou voltando atrás de sua decisão com uma mudança na dinâmica do governo.
No entanto, agora os portugueses decidiram novamente vender metade da empresa para outras companhias aéreas a fim de aumentar a competitividade e eficiência da TAP no mercado internacional.
Bem como, reforça o compromisso do governo de Portugal para melhorar a posição global da companhia no setor de aviação nacional.
De acordo com fontes locais, algumas companhias aéreas já demonstraram interesse em adquirir os 51% da empresa oferecidos.
Algumas companhias aéreas que sinalizaram a intenção são empresas de renome internacional como: Lufthansa, IAG (Iberia e British Airways) e Air France-KLM.
Sobre a privatização
De acordo com o Ministro de Finanças português, Fernando Medina, o plano tem como intenção melhorar o rendimento da TAP tanto no mercado internacional quanto nacional.
Além disso, com a privatização para empresas de renome, a posição da TAP vai automaticamente subir no mercado da aviação.
Medina ainda afirma que a estratégia de privatização não é única e ainda prevê ofertar mais 5% das ações da companhia para seus colaboradores.
A expectativa é que até o começo do próximo ano as ações já tenham sido concluídas e melhoria tomadas.
Mas e aí, o que acham dessa ideia?
Vale lembrar que a TAP é uma das maiores companhias que fazem a rota Brasil – Portugal. Além disso, através dela é possível realizar conexões em Madeira e Açores.