Listamos 7 dicas para você planejar sua viagem com segurança e aproveitar tudo da melhor forma possível. Confira!
Planejar uma viagem pode ser bem desgastante. São diversos pequenos detalhes que devemos pesquisar, estipular gastos, preparar roteiro para não perder tempo com nada e outras coisas.
Pensando nisso, vamos listar um roteiro para que você preencha quando for fazer sua próxima viagem e planeje tudo direitinho sem se esquecer de nada.
Confira!
Lista de coisas para planejar sua viagem
Custo estipulado
Aqui, você deverá pensar em quanto tem reservado para gastar nessa viagem ao todo e também em quanto pode gastar “extra”.
Pensando nisso, você descobrirá se seu próximo destino está dentro do orçamento ou não, e mudará a rota para algo mais perto ou grande, a depender do quanto poderá gastar.
Lugar
Após entender os gastos permitidos, será hora de definir o lugar com base no tanto que você poderá gastar,
Ou seja, o lugar da viagem terá que estar dentro do seu orçamento.
Sendo assim, prefira viagens mais próximas ou mais curtas caso o dinheiro esteja baixo. Ou, caso esteja planejando uma grande viagem, certifique-se de começar a fazer isso com bastante antecedência para pegar promoções de passagens e descontos.
Veja o que compensa mais
Na hora que você já estiver com o dinheiro e o lugar definidos, é hora de pesquisar. Nesse momento não se pode ter preguiça pois sua economia vai valer agora.
Por exemplo, se você quer ir para Maceió, você terá que pesquisar quanto ficaria a viagem nos seguintes formatos:
- Ir por conta – compras as passagens, colocar gasolina no carro, encontrar uma pousada / hotel para ficar, arcar com alimentação e etc; ou
- Ir por agência – adquirir pacotes de viagem com direito a resorts, alimentação, passeios e etc.
Caso você opte por ir por conta, a uma lista de coisas que devem entrar em consideração, como por exemplo:
- Como chegar ao local – seja de carro (gasolina, pedágio, possíveis multas, riscos de acidente e etc) ou seja de avião, ônibus e etc (comprando as passagens, pegando taxi até o local e na chegada).
- Alimentação – independente de para onde você for, precisará comer algo, por isso, caso vá viajar com o dinheiro contado, tente estipular uma refeição pelo menos ao dia ou um gasto mínimo por dia, como R$55 por exemplo.
- Passeios – de longe esses são os mais caros da viagem e que precisam de um planejamento e atenção maior do seu dinheiro. A vida é sobre aproveitar ou poupar rs.
- Acomodação – para quem viaja sozinho, qualquer cantinho se arranja. Já para quem está com a família o melhor é alugar um local confortável para que todos se abriguem com segurança.
Nessa hora também é importante se atentar a localização do lugar, para pegar algo que esteja perto dos pontos turísticos ou de mercados, bancos e farmácias.
Já se você escolheu a opção de ir por agencia, pode até pagar mais caro mas não terá nem metade das dores de cabeça que arrumar essas coisas dão. Afinal, as agencias fazem tudo para você e estão ai para facilitar a vida.
Tenha uma reservinha
Como havíamos dito, planejar bem sua viagem te permite até mesmo saber lidar com “perrengues” de forma segura.
Com isso, pense nos possíveis acontecimentos que te fariam gastar a mais ou apenas leve com sigo um dinheiro reserva (de preferência em espécie) para o caso de enfrentar algum imprevisto.
Faça um roteiro!
Sim, depois de toda a parte burocrática é hora de pensar no roteiro da sua viagem. Essa sem dúvidas é a melhor parte!
Aqui você vai jogar seu lugar de destino no google e pesquisar sobre os pontos turísticos, restaurantes famosos, dicas, esportes imperdíveis e tudo que não pode faltar em seu passeio.
Após fazer uma listinha, comece a pesquisar um por um e ligar os pontos de cada lugar, para que você consiga otimizar seu tempo realizando os passeios em ordem cronológica do mais próximo em diante.
Sim, eu sei que essa parte é chatinha mas na hora da correria da viagem você irá agradecer por ter se planejado tão bem.
Clima e fazendo as malas
Após ter tudo definido, não se esqueça de pesquisar sobre o clima do local, especialmente pelos dias que estará lá.
Isso é muito importante para poder definir se o seu roteiro feito anteriormente dará certo ou se terá que modifica-lo.
Por exemplo, se você tinha planejado um dia inteirinho na praia e a previsão é de chuva, você terá que mudar seu roteiro para um dia no shopping ou visitando restaurantes, museus e demais lugares cobertos.
A importância de se programar com um roteiro vai definir se você vai aproveitar seu dia “ruim” de uma forma divertida, ou desanimar e acabar ficando preso assistindo televisão no hotel.
E por fim, o mais aguardado momento da viagem é a hora de fazer as malas. Mas isso é história para outro post.
Aqui, você descobre todas as dicas e utensílios que deve levar em sua mala para aproveitar muito bem sua viagem.
Aproveite!
Por fim, mas não menos importante, aproveite! Afinal, se você já gastou um tempão se programando e cuidando de todos os detalhes para sua viagem ser perfeita, não há mais com o que se preocupar!
Por isso, apenas relaxe e curta bastante seus dias!