Mamães e papais de Pets apoiam essa causa! Afinal, está cada vez mais comum que animais de estimação viagem com seus donos.
O Projeto de Lei 1496/23, proposto pelo deputado Bruno Ganem do Podemos-SP segue avançando na Câmara dos Deputados.
A medida prevê que os aeroportos brasileiros tenha obrigatoriamente um lugar exclusivo para que os pets realizem suas necessidades. Afinal, está cada vez mais comum a visita e embarque de animais de estimação em aeroportos do país.
Os “banheiros pet” como intitulados, precisarão ter:
- Um espaço exclusivo com gramado artificial;
- Mangueira para limpeza dos peludos;
- Sacos para recolher resíduos; e
- Lavatórios para higienização das mãos.
O projeto de autoria de Bruno Ganem está sendo visto com bons olhos pela Câmara e segue sendo aprovado pela maioria dos deputados.
Inclusive, o deputado Nilto Tatto do PT-SP comentou que a medida “é uma questão de importância crescente”. Bem como, ele também relembrou que a iniciativa não é algo inédito, mas sim uma medida que funciona muito bem em outros países à fora.
O deputado Bruno Ganem concluiu o pensamento de Nilton dizendo que “nos Estados Unidos, por exemplo, o Departamento de Transporte criou uma norma que exige que os aeroportos tenham uma aérea exclusiva para animais de estimação”.
Sendo assim, todos os aeroportos que tenham mais de 10 mil passageiros por dia, necessariamente precisam conter um local de serviço para pets que viajam com os seus donos.
Ele ainda termina dizendo que “essa iniciativa facilitou muito os passageiros que viajam com animais de estimação, pois não precisam sair do aeroporto para que os seus bichinhos façam as suas necessidades”.
Aprovação
De acordo com a Agência Câmara de Notícias, a Comissão do Meio Ambiente da Câmara dos Deputados anunciou ontem (18) que a medida, assim que aprovada se tornará obrigatória.
Ou seja, a partir da aprovação oficial da mesma, será necessário que todos os novos projetos e contratos com concessões de aeroportos prevejam em sua clausula a criação de banheiros pet.
Agora, a proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Viação e Transportes, bem como a de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Mas e aí, o que você acha dessa nova medida?
A implementação de espaços pet é algo que já vem sendo feita em todo o mundo e apesar de ainda um pouco lenta no Brasil, tem tudo para dar certo.
Com isso, é mais facilidade para os donos e mais respeito para os bichinhos e demais passageiros do aeroporto.
E se você ainda não sabe como faz para levar seu bichinho no avião, confere essa matéria que preparamos para você.