De acordo com a pesquisa realizada pelo Greenpeace, viajar de trem pela Europa está mais caro do que andar de avião durante este final de ano.
Dezembro, janeiro, fevereiro e março são os meses de alta temporada e com ela vem o aumento de tudo. Então, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Greenpeace, está compensando mais viajar de avião pela Europa do que pegar trem.
Segundo a pesquisa, dos Países Baixos da Europa, o único que ainda compensa a viagem pelos trilhos são França, Berlim e Hamburgo.
O estudo fez uma comparação de valores entre 16 destinos saindo da cidade de Amsterdã e revelou que o passeio de trem fica em média, 63% mais caro.
Sobre a pesquisa
Para a organização ambiental não governamental Geenpeace, viajar de avião pela Europa está muito mais compensatório do que de trem.
A ong relatou em sua última pesquisa que nos dias próximos a feriados ou mesmo alta temporada os voos pela Europa ficarão competitivos com passagens de trem.
Na pesquisa ainda revela que as únicas passagens de trem que estão compensando é para a Alemanha e França.
Já países como Inglaterra, Espanha, Itália e até mesmo em algumas cidades de Paris, voar está sendo bem mais vantajoso.
Ainda segundo a pesquisa, a desvantagem do trem sob as aeronaves se deve ao fato de que a querosene utilizada na aviação está livre de impostos (IVA) pela Europa.
Além disso, o estudo ainda deduz que para o trem ter uma melhor competitividade com aviões, seria necessário a opção de mais rotas noturnas.
Para o diretor do Greenpeace Holanda, Andy Palmen, “é necessário investir mais em conexões de trem mais rápidas. Além de reservas de passagens e mais opções noturnas”.
Diferença entre ambos:
Abaixo faremos algumas comparações entre trem e voos para você identificar qual é mais compensatório em cada caso.
- Custo: este varia muito de lugar e horário, mas no geral são preços competitivos.
- Localização: neste caso, viagens de trem compensam mais pois as estações geralmente ficam localizadas nos centros das cidades. Enquanto aeroportos costumam estar mais distantes.
- Acomodação: essa está fácil! Por mais que os trem já possuam suas tecnologias, aeronaves são muito mais confortáveis e preparadas para receber o passageiro por longas horas.
- Velocidade: neste quesito os voos também saem ganhando, afinal, aviões conseguem chegar em localidades em tempo recorde.
- Bagagens: aqui temos um empate, enquanto em trens não há cobrança de malas nem mesmo restrição para peso ou itens dentro da mesma. O problema mesmo é carrega-las pelos vagões e achar um lugar para guardar pois muitas vezes estão todos lotados.
Ao contrário das aeronaves que apesar de todas as restrições você tem a garantia de um espaço só seu para guarda-las.
Mas e aí, qual você prefere?
Você pode acessar o estudo completo em inglês neste link. Vale ressaltar que por mais que os aviões sejam mais compensatórios, a pesquisa também revela que são mais poluentes do que o trem. O que é uma grande desvantagem da aviação.
No entanto, já existem muitas companhias aéreas empenhadas em diminuir a emissão de carbono das aeronaves, como é o caso da Emirates por exemplo.
Neste link você confere os esforços da companhia para realizar voos com combustível renovável em um futuro próximo.