A companhia aérea Emirates realizou seu primeiro voo com combustível sustentável em uma aeronave A380. A proposta é diminuir as emissões de carbono com o combustível.
Tecnologia e Inovação! A companhia aérea Emirates acaba de realizar seu primeiro voo demonstrativo com combustível sustentável, em uma aeronave Airbus A380.
O voo partiu de Dubai e operou com um dos quatro motores utilizando fontes de energia sustentável.
De acordo com o Diretor de Operções da Emirates, Adel Al Redha “A demanda global crescente por alternativas de combustível de aviação com menor emissão está presente, e o trabalho dos produtores e fornecedores para comercializar o SAF e torná-lo disponível e avançar para reduzir as emissões de carbono”.
A empresa foi a pioneira neste meio e contribuiu com diversas pesquisas e testes de concentrações mais altas de SAF para que no futuro próximo seja possível operar 100% com voos sustentáveis.
Sobre o combustível
O combustível usado no voo demonstrativo foi o SAF, que é composto por HEFA-SPK e HDO-SAK.
Em outras palavras, o combustível é feito com querosene parafínico sintético processado a hidrocarboneto e querosene aromático sintético hidrodesoxigenado.
Esse combustível imita muito as características comuns do convencional, porém polui bem menos o ambiente.
Atualmente, uma parcela de 50% dele já é adicionada aos motores durante voos convencionais. Com ele, é possível reduzir as emissões de carbono em até 85% se comparada com o combustível comum.
Afinal, trata-se de Querosene de Aviação Sustentável.
Vale lembrar que no início deste ano a Emirates também concluiu com sucesso o voo experimental movido 100% com SAF, mas no caso, a aeronave utilizada havia sido um Boeing 777-300ER com motor GE90.
Mas e aí, o que acharam da novidade?
É muito bom ver que uma companhia tão grande quanto a Emirates tem a preocupação e o cuidado de realizar esse tipo de evento. É literalmente um marco para o futuro da aviação consciente e sustentável.
Bem como, os voos de aeronaves A380 costumam ser menos vantajosos por causa do valor do combustível e do efeito dele sobre o meio ambiente.
Portanto, com essa nova evolução sustentável é possível que as companhias possam voltar a operar os Airbus e dessa vez de forma mais econômica e ambientalista.
Você pode conferir a nota oficial da Emirates na íntegra.