Relatório feito pela Visa mostra as principais tendências para o próximo ano aumento de passageiros nas 3 maiores empresa aéreas do BR.
De acordo com o relatório enviado pela Visa, já é possível analisar quais são as principais tendências no ramo de viagens para o próximo ano.
O relatório foi uma pesquisa que a própria bandeira Visa realizou, chamado “Tendências Globais de Viagem para 2024”. Ele foi baseado no Estudo Global de Intenções de Viagem (GTI, na sigla em inglês) de 2023.
As pesquisas mostram comportamentos e expectativas dos consumidores para o próximo ano.
E ao que os números mostram, os resultados estão bastante positivos para os viajantes. Inclusive, saiu o relatório de viagens das três maiores empresas aéreas do Brasil neste mês de outubro e todas tiveram um aumento significativo no número de voos.
Saiba mais sobre a pesquisa
De acordo com a Head de Cross Border, Lirna Atiles “A demanda no setor de viagens está se recuperando e não dá sinais de que irá recuar no próximo ano”. Ou seja, só com essa frase já podemos perceber o quanto o ramo de viagens tem a crescer em 2024.
Com isso, adentramos a pesquisa da Visa para saber como serão as tendências globais de viagens no próximo ano. Afinal, apesar do aumento no valor das passagens, as pessoas ainda estão colocando viagens como prioridade em sua vida.
Um exemplo disso é o aumento gradual de passageiros viajando todos os dias em companhias aéreas, bem como, de acordo com a pesquisa, as pessoas pretendem fazer pelo menos de 2 a 3 viagens de lazer em 2024.
O estudo também afirma que a maioria dos viajantes são jovens, considerados “geração Z” e também pessoas de alta renda. Aliás, de acordo com a pesquisa, os jovens têm realizado 22% mais viagens de lazer do que os viajantes médios.
Confira detalhes da pesquisa:
- Relaxar;
- Explorar algo novo; e
- Viver aventuras.
São os 3 motivos mais falados para viajar!
Já em questão de flexibilização de passagens, cerca de 40% dos entrevistados preferem pagar mais caro em passagens para ter o benefício de remarcação de passagem. E não é a toa que muitas empresas já lançaram essa modalidade no momento da compra.
Além disso, as contas digitais tem sido as grandes aliadas dos viajantes mundo a fora e tendência no dia a dia na vida do brasileiro. São diversas contas que fazem sucesso e vale a pena conhecer como a Nomad, o Wise, PicPay, Inter e por exemplo.
Tendências para 2024
A pesquisa revela as maiores tendências em viagens para o próximo ano, sendo elas:
- Usar tecnologia para baratear passagens
Os meios digitais são uma importante ferramenta para conhecer, planejar e baratear os custos de sua viagem.
Além disso, as técnicas SVP (Segredos de Viajantes Profissionais) e o uso de milhas aéreas tem facilitado muito pagar menos em viagens.
- Misturar negócios com lazer
após a pandemia muitos serviços continuaram em home office, com essa flexibilização, ficou mais fácil conciliar viagem e serviço já que as pessoas não precisam mais ficar presas em escritórios.
Além disso, aqueles que viajam a trabalho também sempre aproveitam para fazer um tour pela cidade que estão.
- Destinos influenciados
Que as redes sociais são um sucesso em qualquer lugar do mundo a gente já sabe, mas a grande questão aqui é que grande parte do turismo atual está sendo influenciado através delas.
Assim como os filmes, televisão e músicas já faziam a muito tempo, as redes sociais tem atraído cerca de 22% dos jovens retratados nessa pesquisa, na qual eles fazem exatamente a mesma viajem que seus influenciadores mostram.
Até porque, alguns já incluem até mesmo o roteiro completo com valores gastos, passeios turísticos e alimentação.
Entretanto, o “jovem raiz” representado por 60% dos participantes da pesquisa ainda relatam o desejo de viajar por todo o mundo, realizando um mochilão, intercâmbios, voluntariados e etc.
- Viagem consciente
Essa está no topo da lista dos novos viajantes! A grande tendência aqui é realizar viagens ecológicas que demandam um preço igual ou menor que as demais alternativas.
Essas viagens preveem começar optando por um meio de transporte mais limpo e eficiente, bem como, se hospedar em hotéis e visitar restaurantes que também possuam uma pegada mais ambientalista e que demonstrem alguma responsabilidade para com o meio ambiente.
Você pode conferir outros assuntos abordados no relatório completo da Visa neste link.
Crescimento dos voos
Ainda para firmar tudo o que o relatório afirma, as empresas aéreas brasileiras divulgaram ontem (10) seus relatórios de trafego relativo ao mês de outubro.
Todas tiveram um crescimento significativo e a tendência é que aumentem ainda mais agora em novembro, dezembro, janeiro e fevereiro que são os meses de alta temporada no Brasil.
Confira a porcentagem de crescimento de cada uma:
- Gol linhas Aéreas – aumento de 8,69% no número de passageiros;
- Azul Linhas Aéreas – aumento anual de 13,7 na demanda;
- Latam Airlines Brasil – aumento de 7,3% no número de passageiros.
De todas as empresas, a Gol foi a única que teve sua demanda para voos internacionais diminuída, enquanto seus voos locais aumentaram.
Já a Latam e a Azul tiveram um boom nas passagens internacionais e mantiveram uma leve alta para voos nacionais.