A obra teve sua primeira etapa concluída e a previsão é que esteja funcionando até o final deste ano. Confira!
O projeto inovador criado por Paulo Henrique do Nascimento em 2016 finalmente está entrando nos trilhos. Agora, a previsão é que a linha Rio-Minas comece a funcionar até o final deste ano.
A ideia é que o trem passe por 8 cidades entre Minas e Rio de Janeiro e transporte cerca de 837 passageiros. Além disso, após concluído, será o maior trajeto ferroviária do pais.
Afinal, além de ser um ótimo passeio, também mostrará belíssimas paisagens e passará por pontos turísticos incríveis ao redor dos dois estados.
Sobre o trem
A locomotiva tem tudo para ser o maior trajeto rodoviário do país entregando pelos trilhos as belas paisagens de ambos os estados.
Além disso, é uma ótima oportunidade de criar algo novo e fazer o país crescer. Afinal, um projeto grandioso como este envolve centenas de trabalhadores e vai gerar muita renda para ambos os estados e cidades das quais o trem vai se locomover.
Serão 168km de trilhos que ligarão os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Além disso, o trem será capacitado para transportar cerca de 837 pessoas por viagem.
Bem como, a rota sairá de Cataguases em Minas Gerais e passará por cerca de 8 cidades de ambos os estados até Três Rios no Rio de Janeiro, que de forma estratégica mostrará as belezas locais aos passageiros.
Segundo a Presidente da Ocisp Amigos do Trem, Cyntia do Nascimento “Nosso objetivo é estabelecer parcerias e identificar pontos turísticos que possam ser integrados ao projeto”.
Novas obras
Além dos ajustes já feitos, há uma segunda fase de obras na implementação desses trens que está na reforma de materiais rodantes, como locomotivas, carros e vagões de alta linha. Além de claro, também estarem realizando trabalhos de pintura, funilaria e demais ajustes para suprir as demandas da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
Mas e aí, o que acharam dessa novidade?
Acredito que essa rota tem tudo para trazer mais renda para ambos os estados. Além disso, por mais que seja um trem voltado para o turismo local, pode também facilitar de alguma forma a vida do trabalhador que poderá depender do trem para se locomover.
E falando em trabalhador, uma obra grande como está precisará de muitos para acontecer, por isso, muitos empregos serão gerados através dessa linha e por fim, já estava mesmo na hora do projeto começar a sair. Afinal, estava sendo realizado desde 2016.
E se você deseja saber mais sobre a inciativa, acesse o site oficial da ONG Amigos do Trem.