Publicidade

5 top lugares para conhecer no Egito

Publicidade

Se você é amante de história, arte e lugares surreais, dá uma olhada nessa lista de 5 lugares para conhecer no Egito e viver um pouco da realidade antiga do país.

Há quem diga que no Egito só existem pirâmides mas a paisagem vasta que o lugar oferece vai muito além! São belas, praias, mercados a céu aberto, lojas de tapeçaria, iguarias, vestuários… E o melhor é que tudo parece um pouco familiar.

Muito provavelmente por todas as histórias, mitologias e filmes que assistimos ao decorrer da vida envolvendo os desertos, esfinges, múmias e faraós.

No entanto, esse roteiro é especialmente para quem quer conhecer a história local, as pirâmides, os templos, em outras palavras, esse é um roteiro pensando no tradicional. Ou seja, se você está indo para o Egito atrás de conteúdo, siga estes passos e veja o que há de melhor por lá.

Mas antes, precisamos lhe contar rapidamente sobre as pirâmides, que nada mais são do que belos túmulos feitos para pessoas importantes da época, como os faraós por exemplo.

Publicidade

Como os egípcios possuíam a cultura de acreditar na vida após a morte, eles não descartavam os corpos das pessoas quando faleciam e sim, mumificavam-as.

Dessa forma quando suas almas retornassem à vida, estariam com seus corpos preservados.

Além disso, um outro costume muito comum dos egípcios era de “enterrar” pertences de valor junto com os donos, como tesouros, roupas, comidas, móveis e utensílios, tudo para o caso de precisarem de algo “do outro lado”. Por esse motivo algumas pirâmides são tão grandes e bem protegidas!

No entanto, hoje em dia a maioria dos pertences do faraós já estão seguros em museus.

 

  1. Pirâmides de Gizé

Esse é basicamente o maior ponto turístico do local! E sem dúvidas você já viu essas pirâmides diversas vezes em filmes e livros. Elas ficam localizadas bem pertinho da cidade do Cairo e guardam as tumbas dos faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos.

Em sua história há mais de 4.500 anos e o lugar é muito frequentado por turistas do mundo inteiro.


  1. Vale dos Reis

O Vale dos Reis, localizado em Luxor, o local pode até não chamar tanta atenção quanto as pirâmides mas ambos possuem as mesmas finalidades. Afinal, dentro do Vale a cerca de 70 faraós mumificados.

Além disso, o interior do local tem diversas pinturas até pelo teto, contando histórias locais de todas as formas e desenhos.

Publicidade

Neste espaço você poderá visitar o sarcófago de Tutancâmon e Ramsés VI.


3. Temlo de Abu Simbel

O Templo de Abu Simbel fica localizado entre a divisa do Egito com o Sudão. Ele é conhecido por possuir pedras esculpidas em sua entrada com as faces de 4 faraós.

As pedras são gigantescas e de uma beleza surreal. Mas além disso, o tempo tem algo muito especial, ele foi construído durante 20 anos em meados de 1200 antes de Cristo e sua arquitetura foi bem pensada para que um fenômeno raro acontecesse dentro dela.

Todos os anos, em apenas 2 dias é possível ver o sol entrando dentro do local e iluminando três das 4 estatuas presentes.

Uma delas é o Ramsés II, a outra é de “Ra” conhecido como “deus do sol”, e a terceira é Amon, conhecido como o rei dos deuses. Por fim, a estatua que nunca fica iluminada é a de Ptah, apelidade de “deus das trevas” e por isso, a luz nunca toca nele.

Publicidade

E essa história é tão interessante que até mesmo os dias que o sol invade o lugar foram bem pensados, o acontecimento ocorre em 22 de fevereiro e 22 de outubro, sendo o primeiro, o dia que o faraó ascendeu ao trono e o segundo, o dia de seu aniversário.

Ou seja, esse templo tem que estar em seu roteiro para o Egito!


4. Templo de Karnak

O templo de Karnak diferente de seu antecessor não possui uma história tão fenomenal, mas é conhecido por ser o maior templo do mundo e possui uma arquitetura surreal!

Ele fica localizado em Luxor, que antigamente se chamava Tebas e foi capital do Egito por cerca de 1500 anos.

Por ser um local mais antigo, eles está menos conservado que os demais, no entanto sua história também chama atenção pois foi construído por diversos faraós diferentes entre 2200 e 360 Antes de Cristo.

Além disso, por dentro do espaço há o Grande Salão Hipostilo que possui cerca de 134 colunas. Bem como, o local também é dividido em 3 recintos destinados a Amon-Rá, Mut e Montu.

Publicidade

5. Templo de Luxor

Por fim, o Templo de Luxor parece muito com uma das cenas tiradas do filme do Aladdin. O local é todo dedicado ao deus Amon-Rá e foi construído pelos faraós Amenhotep III e Ramsés II, ambos cuidaram da parte interior, fachada e os obeliscos, respectivamente.

Na história, acredita-se que o lugar era palco de grandes manifestações artísticas, celebrações e coroações.

E não é a toa que o lugar arranca suspiros até hoje. Aliás, ele está em processo de restauração no momento, mas haviam cerca de 600 esfinges conectando este tempo ao de Karnak.


Mas e aí, deu vontade de ir conhecer?

Lizandra Carvalho

Jornalista há mais de 5 anos, escritora apaixonada por viagens e promoções, agora aspirante no mundo das milhas, com uma longa bagagem de estudos e aventuras para contar.