Após reuniões com líderes de governos, Brasil voltará a exigir visto de países como Estados Unidos, Canadá e Austrália.
Brasil voltará a cobrar visto de estrangeiros vindos do Canadá, Austrália e Estados Unidos! A medida acontecerá com algum atraso mas até então, será mantida.
Como já contamos para você há algum tempo, o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou em diversas reuniões com chefes de governos de outros países para discutir sobre o assunto: isenção para visto de turismo.
A regra era “reciprocidade”, ou seja, se os países topassem um acordo que favorecesse ambos as coisas continuariam iguais, caso contrário, o Brasil começaria a cobrar na mesma moeda.
O acordo obviamente não ocorreu e com isso, a partir de 2024 será necessário tirar visto dos seguintes países para visitar o Brasil.
Entenda o caso
Chega de passar pano para gringo! Por mais que a economia do Brasil caminhe melhor com eles gastando seus dólares por aqui, agora será necessário também contribuir com o visto, tal como costumamos fazer.
A medida foi tomada porque os países se recusaram a entrar em acordo com o atual governo brasileiro.
Ao negarem as condições impostas, o atual governo decidiu voltar a cobrar o visto deles também, assim como fazem com os brasileiros. A medida permite com que as coisas sejam feitas de forma reciproca.
No entanto, o decreto oficial publicado recentemente no Diário da União afirma que a medida deveria começar a ser validada agora no começo de outubro, o que não vai acontecer, já que foi adiada para 2024.
Sendo assim, a partir de 10 de janeiro de 2024, turistas da Austrália, Canadá e Estados Unidos deverão tirar seus vistos para vir ao país.
Mas até lá muita coisa ainda pode acontecer, afinal, o Ministro de Relações Exteriores Mauro Vieira comentou que “o Brasil está disposto a negociar as isenções se a prática for bilateral, ou seja, se houver acordo mútuo entre os dois países envolvidos”.
Japão entra em acordo
Diferentemente dos outros países, os governantes do Japão entraram em acordo com o Brasil e agora brasileiros terão isenção no visto de turismo para o país.
A medida entrará em vigor no dia 30 de setembro, ou seja, este mês e será válida por 90 dias.
Países que não exigem visto
Confira a lista de países dos quais brasileiros não precisam de visto para entrar! Sendo eles:
- África;
- África do Sul;
- Alemanha;
- Argentina;
- Armênia
- Aruba;
- Áustria;
- Bélgica
- Bermudas
- Bolívia
- Bulgária
- Caribe
- Coreia do Sul
- Chile
- Colômbia
- Costa Rica
- Croácia
- Curaçao
- Dinamarca
- Egito
- Etiópia
- Emirados Árabes;
- Equador
- Espanha
- Fiji;
- Filipinas
- França
- Grécia
- Groenlândia
- Haiti
- Holanda
- Hungria
- Islândia
- Israel
- Irlanda
- Itália
- Jamaica
- Japão
- Jordânia
- Líbano
- Madagáscar
- Malásia
- Maldivas
- Marrocos
- Moçambique
- Mongólia
- Namíbia
- Nova Zelândia
- Panamá
- Paraguai
- Peru
- Portugal
- Reino Unido
- República Dominicana
- República Tcheca
- Serra Leoa
- Singapura
- Somália
- Suécia
- Suíça
- Tailândia
- Tunísia
- Turquia
- Ucrânia
- Uruguai
- Vaticano
- Venezuela