Publicidade

Dicas para viajar acumulando e usando suas milhas

Publicidade

O mundo das milhas tem entrado na casa dos brasileiros e tornando a vida de muitos bem mais atrativa em questões de turismo.

As milhas aéreas tem se expandido pelo Brasil com mais frequência no dia de hoje. Afinal, muitas pessoas já conhecem e tem interesse neste ramo.

Pensando nisso, daremos algumas dicas de como economizar com passagens usando milhas aéreas e, de mesmo modo, como consegui-las.


Dicas para acumular ponto

Para quem está entrando neste ramo agora, saiba que há várias maneiras de acumular pontos, como por exemplo, se cadastrando em programas de fidelidade.

Com eles, você paga uma mensalidade e ganha diversos benefícios e pontos todo mês em sua conta.

Publicidade

Além disso, os programas também oferecem melhores promoções e transferências bonificadas, juntamente com descontos na compra de ponto.

Já uma outra forma de conseguir milhas é usando seu cartão de crédito, mas o mesmo deve ser utilizado com moderação, respeitando os limites do seu saldo. Ou seja, nada de gastar mais do que ganha e acabar se endividando.

Ainda sobre o cartão de crédito, uma boa dica para quem tem renda alta é ter mais de um cartão de bancos diferentes. Isso possibilita aproveitar as promoções de ambos, bem como, combiná-las da melhor forma.


Como gastar seus pontos

A forma com que você deverá gastar seus pontos vai muito de seus interesses, porém recomendamos não gastá-los com produtos!

Sabemos que os Shoppings dos Clubes de fidelidade tem umas ótimas promoções para trocar pontos por produtos. No entanto, isso não é tão vantajoso quanto trocar por passagens aéreas.

Portanto, a menos que sua intenção não seja viajar, não gaste com produtos!

E se você quer saber se vale a pena comprar algum produto, pesquise pelo valor das milhas e multiplique pelo preço do produto para ver se há vantagem.

Lembre-se também que as milhas servem tanto para viajar de forma “gratuita”, quanto para conseguir uma passagem em classe executiva pagando bem mais barato. Neste caso, avalie qual é melhor para você.

Publicidade

Prazos de validade

Atente-se sempre a validade dos seus pontos! Afinal, ninguém quer perder pontos por estarem expirados.

Como já mencionamos acima, os Clubes de Fidelidade dos bancos e companhias aéreas também ajudam muito com isso pois, a depender da categoria, os pontos não expiram.

No entanto, se você não possui essa proteção de pontos é bom estar sempre atento e ir gasto-os da maneira que achar mais rápido e melhor para você.

Por isso, a melhor opção recomendada pelos experts do assunto é o “earn and burn”, ou seja, ganhar e gastar.

Além disso, promoções relâmpago acontecem a todo momento nos programas de pontos. Sendo assim, esteja sempre preparado e checando sites confiáveis e e-mails para ver se há alguma novidade acontecendo.

Publicidade

Por fim, caso encontre uma promoção bacana de algo que esteja precisando ou queira muito comprar, aproveite o quanto antes. Pois os produtos e serviços podem acabar antes do tempo previsto.


Ressalvas:

Tenha cuidado com promoções bonificadas, pois algumas até anunciam 150% de bônus ou mais, mas no final os preços do milheiro acabam não sendo vantajosos.

Bem como, se atente aos “aceleradores de pontos”, pois o valor pago mensalmente pode encarecer os pontos e não ser tão vantajoso quanto comprar uma passagem em promoção, por exemplo.

Também não se esqueça que a maioria dos programas de pontos e companhias aéreas possuem parcerias com diversas lojas e até concorrentes.

Por isso, antes de comprar uma passagem para o exterior, por exemplo, pesquise por companhias aéreas parceiras e tente usar suas milhas com elas.

Vale lembrar também que a compra e venda de milhas pode ser perigoso, afinal, há golpistas em todos os lugares. O ideal é fazer isso com auxílio de um profissional que entenda bem sobre o ramo.

Publicidade

Bem como, há restrições impostas pela maioria das companhias aéreas em relação a venda de pontos, o que pode acarretar até mesmo no bloquei da conta.

E por fim, não fique preso a apenas um cartão, companhia aérea ou programa de pontos, pois todos oferecem oportunidades diferentes e levará um certo tempo até se identificar com a melhor para o seu perfil específico.


Mas e aí o que acharam dessas dicas?

E se você não quer perder nenhuma promoção, dicas e passagens baratas, não deixe de seguir nossa página no Instagram que estamos sempre atualizando sobre tudo do mundo das milhas aéreas.

Lizandra Carvalho

Jornalista há mais de 5 anos, escritora apaixonada por viagens e promoções, agora aspirante no mundo das milhas, com uma longa bagagem de estudos e aventuras para contar.