Publicidade

7 locais para curtir de graça em SP

Publicidade

A capital paulista é um dos lugares mais incríveis para se conhecer e, melhor ainda se puder fazer gastando pouco ou até mesmo de graça.

Só quem foi para São Paulo consegue ter noção da beleza, loucura e intensidade que aquela cidade proporciona. Cada esquina é uma história, em cada trecho de metrô uma aventura e literalmente, centenas de turistas passam por cada canto da capital.

Mas caso você ainda não tenha ido viver toda essa intensidade da cidade de São Paulo, não se preocupe, pois agora vamos lhe ensinar alguns locais estratégicos bem legais para conhecer.

E como vocês sabem, melhor do que viajar é viajar gastando pouco. Com isso, decidimos fazer um mini roteiro de locais bem bacanas e gratuitos que você não pode deixar de visitar. Confira!


1. Avenida Paulista

A Avenida mais famosa de São Paulo não poderia nunca deixar de ser destaque nesse post! O local está sempre recheado de turistas e acontecimentos inusitados por todos os lados.

Comumente pode acontecer de você estar passeando por lá e ver algum famoso dando entrevistas, pessoas gravando comerciais aleatórios ou até divulgações de filmes em cartaz.

Como dissemos anteriormente, a cidade é muito intensa e a todo momento algo acontece próximo de você!

Publicidade

Além disso, na Avenida Paulista também ficam localizados alguns pontos muito interessantes para turistas visitarem como o Museu de Arte de São Paulo, também conhecido como Masp.

Nele você consegue entrar gratuitamente às terças ou primeira quinta-feira do mês e conhecer todo um acervo de arte de SP.

Bem antes do Masp mas também na Avenida Paulista fica localizado o Mirante do Sesc, um local gratuito e muito disputado por turistas para visualizar São Paulo lá do alto.

Para conseguir acessá-lo você precisará realizar um agendamento que deve ser feito através do site oficial.

Além disso, as visitas podem acontecer de terça a sábado das 10h às 21h30, ou domingos e feriados das 10h às 18h30.

Ainda na Avenida Paulista você pode encontrar o Parque Centenário, que fica bem de frente com o Masp. É um local todo arborizado com as árvores mais antigas de São Paulo.

Literalmente uma floresta em meio a selva de pedra!

E continuando a rua você pode se deparar também com o Mc1000, que é uma loja temática do MC Donalds e sempre contém decorações bem aleatórias.


2. Mercadão Municipal

Outro lugar que não pode ficar de lado no roteiro de turistas a Capital é o Mercadão Municipal! Mas não se engane pois o local é realmente uma feira com tudo o que você imaginar.

Lá será possível encontrar desde frutas de todas as nacionalidades e estações até carnes, peixes, queijos, padarias e restaurantes.

E nem preciso ressaltar que é uma aventura, pois lá tudo pode acontecer! E falando nisso, já vou lhes avisando para tomar cuidado com o que comem “de graça” no local.

Por que o barato algumas vezes pode sair caro!

Mas enfim, o Mercadão está aberto todos os dias das 6h às 18h ou aos domingos e feriados das 6h às 16h.


3. Beco do Batman

De longe um dos lugares favoritos de São Paulo para tirar muitas fotos e conhecer artistas incríveis!

O Beco do Batman possui muitos bares, restaurantes e sorveterias para lhe abrigar, mas o bom mesmo é andar pelas ruas. Afinal, cada parede de lá conta uma história!

Publicidade

Os muros grafitados estão por toda parte e em meio as belezas dos grafites se encontram diversos artesões exibindo seus exemplares exclusivos .

São desenhos, roupas, quadros, acessórios e muitas outras coisas que te deixarão com vontade de comprar tudo!

Além disso, lá pertinho também há vários trabalhos do famoso artista Eduardo Kobra que vale muito a pena conhecer.


4. Parque do Ibirapuera

E se você visitar São Paulo e não caminhar pelo Parque do Ibirapuera, nem pode-se dizer que conheceu São Paulo! Afinal, o parque é uma das atrações mais visitadas da cidade!

Nele há uma ampla área verde com locais para caminhar, andar de bicicleta, alugar um triciclo ou apenas ficar sentado vendo o pôr do sol refletir na lagoa.

Mas além disso, o local também é um berço da cultura local e permite visitação ao Planetário, Museu da Arte Contemporânea e Auditório Ibirapuera.


5. Faça compras na 25 e no Brás

Tudo bem, entendemos que esse passeio não é 100% gratuito, afinal é impossível visitar esses lugares e sair de mão abanando. No entanto, ir nas lojinhas do Brás e 25 de Março são paradas obrigatórias de São Paulo.

E acredite, depois de comprar lá você vai querer voltar a cada nova oportunidade pois tudo é muito barato!

As roupas, acessórios, malas de viagem, perfumes, lingeries, bolsas e a experiência de viver toda aquela loucura é impagável.

Publicidade

Além disso os preços praticados no local são realmente muito baixos! Só para se ter uma ideia, você pode achar produtos que compraria na sua cidade por um preço X, serem vendidos por menos da metade.

Uma outra coisa interessante para se obervar é que os vendedores locais são em sua maioria imigrantes de várias nacionalidades como África, Ásia e diversos países da própria América Latina.

Todos muito simpáticos e interessados em lhe atender! Só é preciso ter cuidado principalmente ao amanhecer que é a hora que a loucura aperta.

O horário de funcionamento da 25 de Março é das 8h às 18h de segunda a sexta e aos sábados das 8h às 13.

Já o Brás permanece aberto o dia inteiro de segunda a sábado, inclusive com feiras da madrugada.


6. Bairro da Liberdade

O bairro da liberdade poderia facilmente entrar no item 5, como espaço para compras pois há lojinhas incríveis no local.

No entanto, este bairro reflete mais do que compras é badulaques, já que ele retrata a grande quantidade de imigrantes japoneses presentes no local.

O ambiente é todo decorado e arquitetado com traços orientais bem marcantes, além de conter diversos restaurantes, lojinhas e até mesmo Karaokês para aproveitar.

O bairro da Liberdade também é palco de muitas festas tipicas, como por exemplo:

  • Festival das Estrelas (julho)
  • Festival das Flores (abril); e
  • Festival Oriental (dezembro)

7. Metrô de São Paulo

Sim, sabemos que essa atração é paga mas no momento ela está custando somente R$4,40, então ainda está dentro do orçamento de turistas paulistanos.

Publicidade

Aliás, visitar o metrô de São Paulo deveria ser obrigatório para qualquer turista na cidade!

O local é gigante, os trens todos novos e equipados com alta tecnologia. Bem como, todas as estações contém dezenas de placas informativas, policiais prontos para ajudar e até mesmo instruções sonoras em diferentes línguas.

Sem dúvidas é um dos lugares mais turísticos de São Paulo! Além disso, tem toda uma estratégia para se locomover por lá, como por exemplo:

  • Nos horários de pico você deve subir ou descer as escadas rolantes exclusivamente pela direita, pois a esquerda é para aqueles que estão com pressa;
  • Os vagões vão e voltam muito rápido mas é preciso estar atento para qual direção ele vai ou vai acabar dando um passeio pelo lugar errado;
  • Há muitos cantores no local e eles dão um show a parte;
  • Se segurar nas paradas é sempre um desafio para turistas; e
  • Por fim, jamais fique perto da porta quando o metrô estiver muito lotado ou poderá ser “gentilmente” empurrado para fora.

Apesar disso, é sempre uma aventura interessante andar de metrô por São Paulo, até por que ele te levará rapidamente por qualquer canto da cidade e inclusive para cidades vizinhas também.


Ressalvas:

Por mais que São Paulo seja um lugar mágico e incrível de se visitar com todos os seus vários atrativos, a cidade também é muito conhecida por seus perigos e criminalidade.

Por isso, sempre ande com pochetes ou bolsas e mochilas para frente. Bem como, celulares nunca devem ficar a vista, em mão e sim guardados também nos bolsos da frente.

Além disso, evite andar sozinho e se ver algo suspeito corra para o estabelecimento mais próximo.


Mas e aí, você já visitou a Capital Paulista?

E se você gosta desse tipo de conteúdo não deixe de seguir nossa página no Instagram.

Lizandra Carvalho

Jornalista há mais de 5 anos, escritora apaixonada por viagens e promoções, agora aspirante no mundo das milhas, com uma longa bagagem de estudos e aventuras para contar.