A agência de turismo chocou a todos quando decidiu cancelar os serviços e devolver os valores aos clientes em forma de voucher. Confira!
Que o 123 Milhas é um site seguro e recheado de passagens aéreas e pacotes de turismo bem em conta muita gente já sabia, mas que eles iriam cancelar seus serviços agora neste restinho de ano, NÃO!
Essa notícia pegou todo mundo de surpresa e está gerando muita indignação nos clientes. Afinal, os cancelamentos são para viagens que seriam realizadas já neste final de ano, entre o período de setembro e dezembro.
Por causa disso, a agência de turismo tem enfrentado algumas notificações por órgãos públicos, bem como a insatisfação inegável dos clientes que tiverem seus passeios cancelados.
Entenda o caso
Nesta semana, mais precisamente na sexta-feira (18), a agência de viagens 123 Milhas anunciou o cancelamento das passagens vendidas na sessão “Promo” da empresa.
Essas promoções eram compradas com antecedência para determinado mês, mas possuíam datas flexíveis e, por esse motivo seu preço era barateado.
Apesar de ter essa categoria há muito tempo em seu site, com “a alta demanda de voos mesmo em baixa temporada, os juros altos e preços elevados, bem como os desafios econômicos” a empresa se viu em dificuldades de manter as promoções.
Sendo assim, as adversidades levaram a companhia a cancelar as emissões de todos aqueles que haviam requerido viagens e pacotes de turismo para este final de ano.
O lado bom dessa história – se é que pode-se dizer isso – é que todos os compradores serão ressarcidos com vouchers acrescidos de correção monetária de 150% do CDI. Que ficam acima da inflação e dos juros de mercado.
Além disso, a empresa garantiu que a medida é provisória e que em 2024 as promoções estarão de volta, inclusive, será possível usar o crédito para compra de qualquer passagem, estadia e pacotes na 123 Milhas.
E vale lembrar que apesar do ocorrido, as demais categorias da empresa continuam funcionando normalmente.
Tive minha passagem cancelada, e agora?
Se você é um dos milhares brasileiros que não vai poder embarcar com a 123 Milhas neste final de ano, não deixe de garantir seu direito de adquirir o voucher como reembolso pelo valor pago.
O tempo para o recebimento do voucher após a solicitação é de até 5 dias uteis. Ele será estornado por e-mail eterá validade de 36 meses.
Entretanto, se você quer receber a devolução em dinheiro, pode tentar entrar em contato com o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de seu estado. Afinal, como foi uma falha de prestação de serviço da empresa, é possível que a legislação intervenha.
Além disso, aqueles que contrataram serviços além dos oferecidos pela 123 Milhas, como hospedagens ou ingressos também deverão tentar o reembolso.
No entanto, vale a pena tentar resolver tudo diretamente com a empresa contratante. Afinal, o caso do 123 Milhas tomou grandes proporções e todos estão a par do ocorrido.
Se apesar do mal entendido a empresa não aceitar um acordo, então deverá sim recorrer aos direitos do consumidor mas para isso deverá ter em mãos comprovantes dos gastos, incluindo e-mails e mensagens.
De acordo com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), todas as decisões neste caso devem atender ao Código de Defesa do Consumidor e garantir com que as medidas apresentadas sejam boas para ambos.
Por isso, caso não aceite algum acordo ou se sinta lesado, faça sua reclamação na plataforma.
Peça seu voucher!
Para conseguir seu voucher de ressarcimento, você deve seguir a este passo-a-passo:
- Primeiramente, deverá entrar no site do 123 Milhas;
- Em seguida, informe o código do seu pedido, bem como o e-mail cadastrado ou CPF;
- Por fim, digite buscar e pronto!
- Assim que o site encontrar sua reserva, poderá fazer a solicitação do reembolso;
- Então, durante um período de até 5 dias úteis você terá seu voucher por e-mail para usá-lo como quiser dentro da plataforma. Vale lembrar que o voucher terá validade de 36 meses.
Também é possível solicitar o reembolso através do WhatsApp, no número (31) 99397-0210.
Mas e aí, você voltaria a fazer negócio com o 123 Milhas?
Vale lembrar que a decisão é provisória ou seja, os embarques a partir de janeiro de 2024 ainda estão funcionando. No entanto, se os clientes não quiserem mais o serviço, podem cancelar da mesma forma.