Após negociações no Itamaraty, brasileiros terão até 90 dias para emitir visto de turista gratuito para ir ao Japão.
Se o sonho de muitos brasileiros e descendentes era ir ou retornar ao Japão, essa é a hora! Afinal, após reuniões entre os governos, foi firmada uma parceria da qual ambos poderão transitar pelos países com visto de turista gratuito.
Mas atenção, a medida começará a valer somente em 30 de setembro e permitirá viagens ao Japão com duração de até 90 dias.
Já países como Estados Unidos, Canadá e Austrália voltarão a ter seus vistos exigidos.
Sobre a mudança
Recentemente estão havendo muitas mudanças e reuniões internacionais com o Brasil, a última delas foi em relação ao México, que decidiu permanecer com o visto eletrônico para brasileiros.
A medida então foi tomada de forma reciproca, pois até a decisão o Brasil não exigia visto de Mexicanos, no entanto passou a requerir. Você pode saber mais sobre isso clicando aqui.
Mas a mudança da vez é em relação ao Japão, que após algumas reuniões entre os governantes brasileiros e japoneses, decidiram tornar isento o visto de turismo para ambos os países.
Segundo o Ministério de Relações Exteriores, a isenção será para visto de turista com duração de até 90 dias.
Já a medida tem validade de 3 anos a contar da data em que começará a valer, ou seja, a partir de 30 de setembro de 2023.
Sobre o acordo
O acordo de fazer com que o Brasil e Japão se tornassem parceiros, bem como a ideia de isenção do visto de turista para ambos, começou a ser cogitado em maio desse ano.
Na época, o atual presidente do Brasil Luís Inácio Lula da Silva estava visitando o país e se reuniu com o Primeiro-Ministro japonês Fumio Kishida.
Nesta reunião havia ficado a pauta de que a medida poderia valer se fosse reciproca. Ou seja, isenção para ambos os países!
O que ocorreu agora, 3 meses após a primeira reunião.
De acordo com o MRV o acordo “permitiu ao governo brasileiro adotar a mesma medida para cidadãos japoneses, em consonância com o padrão da política migratória brasileira, alicerçada nos princípios da reciprocidade e da igualdade de tratamento entre os Estados”.
Isenções Revogadas
Apesar do grande passo entre Brasil e Japão, alguns países voltarão a ter que pagar por vistos de turista, sendo eles:
- Austrália;
- Canadá; e
- Estados Unidos
Os três países tiveram seus vistos isentos durante o período de candidatura de Jair Bolsonaro. No entanto, agora sob posse de Lula, o atual presidente anunciou que reverteria o caso se os demais países não realizassem um acordo mutuo.
O acordo não aconteceu de forma reciproca e rapidamente o governo brasileiro decidiu cancelar a isenção de visto para estes países.
A medida começará a valer a partir de 1º de outubro de 2023.