Não será mais necessário a apresentação de testes negativos de PCR e comprovantes de vacinação em voos para o Brasil.
Com a diminuição dos casos de Covid-19 no mundo e o decreto de fim da pandemia, as restrições para voos no Brasil estão oficialmente extintas.
As medidas estavam sendo diminuídas progressivamente e, finalmente após legalização da OMS, foram anuladas.
A liberação vale tanto para voos nacionais quanto para quem chega ao Brasil de outras origens.
Fim da pandemia
Após a OMS – Organização Mundial da Saúde decretar oficialmente o fim das emergências de saúde global da Covid-19, em 5 de maio de 2023, a vida têm ganhado novos ares.
Afinal, por mais que ainda haja um caso ou outro de Covid no país, a pandemia já não é mais preocupação. Isso, é claro, devido a baixa significativa no número de mortes registradas nos últimos meses.
Além disso, a medida foi dada após mais de um ano de observação, flexibilização e queda em registros de complicações relacionadas a doença.
Por hora, com maior esperança em relação a atual situação, as empresas de turismo começaram a se desfazer das restrições de saúde para voltar com as regras gerais. Liberando oficialmente toda e qualquer restrição ligada ao vírus, como máscaras e comprovações de saúde.
Isso quer dizer que não será mais necessário apresentar carteirinhas e comprovantes de vacinação, bem como realizar testes PCR antes dos embarques.
Pode parecer bobagem, mas esse é um longo passo em direção a normalização do mundo novamente.
Viagens marítimas
Com a pandemia, passeios marítimos chegaram a ser cancelados por tempo indeterminado. Situação que balançou muito a profissão.
Entretanto, a flexibilização contribuiu para uma alta significativa na venda de passagens de cruzeiros por todo o Brasil. Entretanto, por ser um ambiente no qual os passageiros ficam confinados por mais tempo juntos, em grande contato, qualquer caso ou suspeita da doença, acarretará em novas medidas.
Ou seja, mesmo após essa total liberação de restrições pós Covid, as próprias companhias marítimas estarão incumbidas de determinar regras e cuidados em relação a doença dentro de seus ambientes. Como por exemplo, a isolação de um passageiro infectado.
Outras restrições
Apesar de não ser mais necessário testes de Covid e comprovantes de vacinação ao menor sinal de contaminação dentro dos meios, os usuários serão notificados.
Afinal, recomendação é de manter uma certa vigilância para que novas doenças não cheguem ao país. Ou seja, estar sempre atento não só em relação a Covid mas a outras possíveis doenças e emergências humanitárias
Além disso, a maioria dos países de todo o globo possuem suas próprias determinações. Uma delas, por exemplo, é a carteira de vacinação nacional completa com doses comprovadas de imunização conta Febre Amarela, Tuberculose, Meningite e outros.
Mas e aí, o que acharam do fim das exigências?
Você ainda continua se cuidando ou não via a hora de acabar com as requisições? Conta pra gente nos comentários!