A medida ainda está em negociação entre os ministros do Brasil e México, mas há expectativa de ser aprovada muito em breve.
Brasileiros e mexicanos sempre costumaram trocar experiências culturais com muita frequência.
Isso acontece por ambos os lugares serem tropicais, de beleza ampla e turismo garantido. Bem como, por suas novelas e desenhos, como o seriado do Chaves, por exemplo, que até hoje arranca boas risadas da população brasileira.
Além disso, as questões da língua e da facilidade entre as moedas locais também torna o México um país muito atrativo para brasileiros.
Sendo assim, por anos o México está na lista de um dos lugares mais visitados por brasileiros.
Sabendo disso, os ministros mexicanos adotaram em 2021 uma forma facilitada dos brasileiros entrarem no país, com o visto digital.
A partir desse visto, os brasileiros já não necessitariam de pagar para o consulado e realizar entrevistas nas metrópoles locais para adentrar o país.
Entretanto, isso mudou em agosto de 2022, quando o governo do país mexicano, voltou atrás da decisão e passou a implantar regras sobre as visitações de brasileiros no local.
Implantação do visto físico
Com a exigência do visto físico novamente, os brasileiros começaram a diminuir a frequência de visitas ao México, já que agora seria preciso desembolsar mais dinheiro para isso.
A partir de então, para entrar no México seria necessário o visto físico novamente. Ou seja, pagar cerca de 51 dólares ao consulado em uma das grandes cidades brasileiras (Rio de Janeiro, São Paulo ou Brasília) para adentrar o país.
Além disso, essa implementação acarretou outros problemas para os brasileiros, como por exemplo: casos de discriminação, detenções, pagamentos de taxas inexistentes e até mesmo documentos e celulares confiscados.
Tudo isso contribuiu para uma diminuição de 60% no número de turistas brasileiros ao local, estimativa essa que começou a preocupar o governo mexicano.
Novas negociações
Após essa queda mais do que considerável em relação as visitações brasileiras ao país, os ministros Mauro Vieira, do Brasil e Marcelo Ebrard, do México, estiveram em reunião no mês de abril para negociarem a respeito de novas medidas que facilitassem a tramitação de turistas aos países representantes.
O que tudo indica é que o governo mexicano voltará atrás mais uma vez e tornará isento novamente o visto de brasileiros ao local.
Isso garante o direito de ir e vir entre México e Brasil de forma facilitada e reciproca. Além de, provavelmente, aumentar o fluxo de turistas nos países.
Vale lembrar que alguns países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e outros também não possuem exigência de visto para entrar no México.
Outras negociações
Ainda de acordo com Mauro Vieira, o Brasil também está em negociação para com o Japão.
Recentemente, o atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva viajou para o país asiático, e se encontrou com o primeiro ministro japonês, Fumio Kishida.
Essa reunião visa novas negociações entre ambos os países e, uma já confirmada, é a pretensão da isenção dos vistos de curta duração para brasileiros no Japão.