Publicidade

Veja 5 dicas para você despachar suas malas com mais segurança

Publicidade

Aprenda como despachar sua mala com mais segurança e evitar problemas como a troca de bagagens, por exemplo.

O recente caso das duas brasileiras que ficaram presas na Alemanha após terem suas malas extraviadas e trocadas por bagagens com cocaína chocou o país nos últimos dias.

Primeiramente, chega a ser bizarro como isso pode acontecer em um lugar com tantas câmeras e seguranças, mas enfim, o foco da matéria é outro.

Sendo assim, confira 5 dicas de como proteger ao máximo sua mala despachada. Tornando-a mais difícil de ser corrompida ou trocada.

Publicidade

1. Identificação

A melhor maneira de proteger sua mala é fazendo dela um objeto único e fácil de identificar a longa distância.

Malas pretas, por exemplo, costumam ser muito comuns, sendo mais fáceis de ser confundidas ou trocadas. Por isso, opte por cores diferenciadas. Entretanto, se você ainda preferir uma mala preta, tente identificá-la com adesivos, chaveiros, fitas e demais identificadores.

Além disso, cada mala despachada possui etiquetas da própria companhia aérea com os dados da pessoa, do voo, peso e etc. É sempre recomendado conferir se está tudo certinho e fotografar ou gravar, tanto no embarque quanto no desembarque.

E claro, manter contigo o comprovante de despacho da mala até o final da viagem.

2. Vedação

Além da troca de bagagens, é comum que estranhos coloquem objetos dentro das malas de outras pessoas. Por isso, uma vedação com fitas, tecidos ou até mesmo plástico filme garante uma maior segurança para você.

Há também malas com cadeados e senhas que por mais que sejam “fáceis de abrir”, também garantem uma mínima segurança. Além de uma dificuldade maior para quem estiver tentando tramar algo.

3. Usar dispositivos de rastreamento

Ter um dispositivo de rastreamento dentro de sua mala é uma das melhores dicas possíveis pois em caso de troca ou extravio, será mais fácil de encontrá-la em qualquer lugar.

Publicidade

Os dispositivos mais conhecidos atualmente são o Samsung SmartTag e o Apple AirTag.

4. Manter suas malas quietas

Sim! Eu sei que tem quem adora ficar conferindo as malas dentro do aeroporto, pra ver se não esqueceu nada ou ficar tirando/colocando blusa de frio dentro. Mas nessas de abrir e fechar você pode tanto perder objetos quanto chamar atenção de saqueadores. O ideal seria deixar sua mala já lacrada sempre por perto e evitar de ficar abrindo ela enquanto espera seu voo.

5. Esteja sempre preparado para o pior

Essa dica parece um pouco pessimista mas a verdade é que devemos sim estar sempre preparados para tudo. Principalmente em viagens internacionais, pois nunca sabemos como seremos recebidos lá fora!

Tem países, por exemplo, que adoram brasileiros, enquanto outros desconfiam até da nossa sombra.

Na Alemanha então, casos de racismo são sempre noticiados no esporte, com famosos, imagina então conosco, longe das câmeras.

Publicidade

Por isso, é sempre bom estar preparado e no mínimo, viajar com estes cuidados:

  • Documentos importantes ou cópias nas bagagens de mão;
  • Ter pelo menos o básico da língua do país de destino ou um inglês intermediário;
  • Se atentar a conexões;
  • Conhecer bem o lugar para onde vai e os desafios que brasileiros já enfrentaram lá; e
  • Ter sempre um número de emergência em mãos, seja do consulado brasileiro no local, ou de um familiar e amigo que more próximo.

Entenda o caso

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, no dia 4 de março as duas brasileiras embarcaram no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia. A parada final das moças era rumo a Europa, mas seu voo teve uma conexão em Guarulhos, onde suas malas foram trocadas.

Segundo a matéria, criminosos teriam tirado as etiquetas das malas originais e as colocado em outras duas bagagens com cerca de 40 kg de cocaína.

Isso fez com que as moças acabassem presas na alfandega da Alemanha, onde passaram mais de 30 dias detidas, acusadas por tráfego internacional de drogas.

Publicidade

Ao que tudo indica, há uma quadrilha trabalhando dentro do Aeroporto de Guarulhos, do qual 6 pessoas já foram presas pela Policia Federal, flagradas em imagens das câmeras de segurança do local.

Um caso parecido também ocorreu em março na França, porém o mal intendido foi resolvido com mais facilidade.

A proposta agora é que a segurança dos aeroportos brasileiros, especialmente do GRU seja melhorada, para que casos assim não se repitam.

Mas e aí, o que acharam das dicas? E quais dicas mais vocês dão para se proteger?

Lizandra Carvalho

Jornalista há mais de 5 anos, escritora apaixonada por viagens e promoções, agora aspirante no mundo das milhas, com uma longa bagagem de estudos e aventuras para contar.