Publicidade

Recife e suas belezas naturais

Publicidade

Bem-vindos a Recife, a vibrante capital pernambucana! Com sua rica cultura popular, que se destaca pelo frevo e maracatu, a cidade é uma mistura única de tradição e modernidade. Com mais de 1,5 milhão de habitantes, há sempre algo acontecendo nesta cidade vibrante, que é a terceira maior capital do Nordeste.

São várias opções de lazer e entretenimento, então não será difícil encontrar algo para fazer em Recife. Mesmo se você estiver hospedado em Porto de Galinhas, vale a pena separar um dia para explorar tudo o que o destino tem a oferecer.

Comece por aqui

Se você está planejando uma viagem para Recife, é importante conhecer as principais formas de chegar à cidade e onde se hospedar. Afinal, esses fatores podem fazer toda a diferença em sua experiência de viagem.

Publicidade

Para quem vai de avião, o Aeroporto Internacional dos Guararapes-Gilberto Freyre (REC) é a principal porta de entrada para a cidade. Localizado próximo à praia de Boa Viagem, o aeroporto recebe voos nacionais e internacionais diariamente. Ao desembarcar, você pode alugar um carro para ter mais liberdade dentro da cidade ou reservar um transfer para o seu hotel.

Outra opção é chegar em Recife de ônibus, já que a cidade é bem conectada com diversas partes do país. Porém, a rodoviária fica afastada do centro e da praia de Boa Viagem, o que pode ser um incômodo para quem não quer se deslocar muito. Por isso, é importante pesquisar bem as opções de transporte e escolher aquela que melhor se encaixa no seu perfil de viajante.

Em relação à hospedagem, as áreas mais indicadas para ficar são o centro e os bairros que vão do Pina até Boa Viagem. Isso porque essas regiões oferecem boa infraestrutura de hotéis, restaurantes e bares, além de ficarem próximas às principais atrações da cidade. No entanto, Olindatambém é uma ótima opção, que fica a uma curta distância de carro e oferece um charmoso centro histórico, com diversas opções de hospedagem e lazer.

O que fazer em Recife?

De museus e prédios históricos a praias de tirar o fôlego e restaurantes deliciosos, há muitas coisas para fazer e explorar nessa capital cheia de charme que é o Recife.

Para começar, se você é um amante de história e cultura, o bairro do Recife Antigo e suas adjacências é o lugar perfeito para visitar. Lá, você encontrará locais incríveis como o Marco Zero, a Rua do Bom Jesus, o Centro Cultural Judaico, a Capela Dourada, o Forte das Cinco Pontas e a Torre Malakoff. Todos esses lugares são ótimas oportunidades para mergulhar na cultura local.

Se você prefere um passeio ao ar livre, uma ótima opção é o Instituto Ricardo Brennand e a Oficina Brennand, localizados na Várzea. Além disso, Olinda também oferece muitas opções de passeios ao ar livre, como o Mosteiro de São Bento, o Convento de São Francisco, o Alto da Sé e a Igreja da Sé, que oferece uma vista espetacular.

Publicidade

À noite, a cidade oferece opções para todos os gostos. Se você quiser experimentar os pratos típicos da região, restaurantes como o Chica Pitanga ou o Parraxaxá são boas opções. Se preferir um ambiente mais descontraído, o Biruta Bar, em frente ao mar, ou o Burburinho, famoso por seus pastéis recheados, são ótimos lugares para relaxar e se divertir. A região da Rua da Moeda também oferece muitas opções de bares para ir à noite, assim como o Pina e Boa Viagem.

Mas se você é do time dos apaixonados pelo mar, não perca a chance de conhecer Boa Viagem durante a maré baixa e aproveitar suas piscinas naturais, formadas pelos arrecifes. E se estiver de carro, vale a pena explorar o litoral sul do estado e conhecer algumas das praias mais famosas do Brasil, como Carneiros e Porto de Galinhas.

Eu lembro da moça bonita da praia de Boa viagem

La Belle de Jour – Alceu Valença

Praias do Recife

As praias do Recife são um convite ao banho de mar e ao descanso. Com águas esverdeadas e muitos coqueiros, elas proporcionam um cenário lindo para quem quer curtir o sol e fazer vários cliques.

A Praia de Boa Viagem é a mais famosa da cidade, que inspirou a música “La Belle de Jour”, de Alceu Valença. Ela oferece uma ótima estrutura para turistas e tem um diferencial: a praia forma piscinas naturais na maré baixa! É um espetáculo! Com quiosques, barracas e um calçadão bem movimentado, Boa Viagem oferece diversas opções de lazer e entretenimento. E o melhor: grande parte dos hotéis fica na região, facilitando muito a chegada à praia.

Apesar de não ser tão famosa, a Praia do Pina é muito frequentada pelos moradores da região. Com águas mornas, especialmente no verão, fica difícil resistir à tentação de um mergulho. No entanto, ao falar das praias do Recife e arredores, é importante alertar para os riscos de ataques de tubarões, que são comuns na região. Há placas pelas praias informando sobre o perigo e orientando os banhistas a não ultrapassar os arrecifes ou ficar no mar no período de maré alta. É fundamental seguir essas recomendações para evitar acidentes.

Publicidade

Embora sejam poucas, as praias do Recife têm seu encanto e oferecem uma ótima opção de lazer e diversão para quem está na cidade. Seja para curtir o sol e o mar, ou simplesmente relaxar em uma das barracas à beira mar, vale a pena incluí-las no roteiro da sua viagem.

Quando ir

Recife é uma cidade encantadora e atrai turistas o ano todo. Mas se você quer aproveitar ao máximo tudo que a cidade tem a oferecer, é preciso escolher o momento certo para visitá-la.

Se você é apaixonado por praias e sol, a melhor época para ir a Recife é durante o verão, quando as temperaturas são mais quentes e as praias ficam lotadas de turistas. Nessa época, as águas do mar estão mais quentinhas e a cidade está repleta de eventos e festas.

Mas se você prefere evitar as multidões, os meses alternativos podem ser uma boa opção. Março, setembro, abril e novembro são meses que oferecem temperaturas agradáveis e preços mais acessíveis, além de serem menos movimentados que o verão e os períodos de alta temporada.

Publicidade

É importante lembrar que o inverno em Recife não é tão frio quanto em outras regiões do Brasil, mas é a época mais chuvosa do ano. Por isso, se você pretende fazer passeios ao ar livre e curtir as praias, é melhor evitar essa época.

Então, se você quer aproveitar ao máximo sua viagem para Recife, escolha a época que melhor se adapta ao seu estilo de viagem e divirta-se!