A GOL e a companhia aérea angolana TAAG fizeram um acordo de codeshare. Isso significa que elas vão poder vender trechos que incluem os destinos uma da outra. Dessa forma, as empresas aumentam sua rede e força de vendas sem precisar investir mais dinheiro. É uma parceria ganha-ganha. A novidade foi anunciada na segunda-feira (3) e mostra que as empresas querem fortalecer suas operações no mercado de aviação.
O Vice-Presidente de Receitas da GOL, Eduardo Bernardes, destacou que a aliança com a TAAG permitirá expandir e melhorar os voos entre passageiros brasileiros e angolanos. Segundo ele, “construir essa aliança com a TAAG é expandir as alternativas de destinos para os clientes da GOL para dezenas de cidades africanas, oferecendo a oportunidade de conhecerem um continente tão rico em belezas naturais.” Ele ainda menciona a possibilidade dos clientes saírem da maioria das bases da empresa e, a partir de Guarulhos, seguirem para Luanda, capital de um país com muitas similaridades com o Brasil e rica em sua própria cultura.
Da mesma forma, Eduardo Fairen, Presidente da Comissão Executiva da TAAG, afirma que a parceria com a GOL vai alavancar o turismo e a economia dos países. Isso porque vai reforçar a conexão entre América Latina, África e Europa. A ligação transatlântica entre São Paulo e Luanda também será reforçada.
O acordo de codeshare
O acordo de codeshare firmado entre GOL e TAAG não traz benefícios somente para as companhias aéreas, mas também para os passageiros. Isso porque eles passam a ter acesso a mais opções de tarifas, aquisição de bilhetes em moeda local, proteção nos voos de ligação, facilidade na reserva de voos, check-in e despacho único de bagagem.
Além disso, os passageiros da GOL que desejam voar para a Angola, África e Europa (via Luanda) a partir de voos da TAAG poderão realizar toda a compra nos canais de venda da GOL, assim como os viajantes da TAAG que desejam voar para destinos da GOL no Brasil e América Latina poderão adquirir os bilhetes nos pontos de venda habituais da TAAG.
A parceria entre a TAAG e a GOL é estratégica para ambas as companhias, uma vez que combinam rotas e destinos de maneira complementar. A TAAG é responsável por ligar São Paulo e Luanda cinco vezes por semana com o seu Boeing 777-300, além de atender a 13 destinos internacionais e 14 destinos domésticos.
Já a GOL tem uma extensa rede de conexões no Brasil e América Latina, atendendo mais de 200 mercados em 72 bases no Brasil e 11 internacionais. Com a união das duas empresas, os passageiros podem desfrutar de mais opções de destino em ambas as malhas, além de adquirir bilhetes em pontos de vendas habituais das companhias.
Mas e você, o que achou do acordo? Ele vai te beneficiar de alguma forma? Conte para a gente nos comentários!