Publicidade

Latam Pass: nova modalidade de reembolso irá extinguir a wallet?

Publicidade

Reembolso em crédito na wallet não será mais praticado pelo Latam Pass. Os estornos voltarão a ser feito em pontos.

Alguns clientes Latam Pass perceberam algo diferente este mês quando tentaram adquirir um reembolso de passagens aéreas para a wallet. Ele não deu certo!

Pois é, isso provavelmente aconteceu com muitos assinantes do Clube de Fidelidade da Latam Linhas Aéreas.

Mas não se preocupe, pois há uma explicação!

Publicidade

A história é a seguinte:

Os reembolsos das passagens aéreas adquiridas pela Latam, sempre foram realizados em pontos. Isso permite com que eles sejam reutilizados pelo próprio cliente, na compra de novos bilhetes.

Entretanto, em março de 2022, há exatos um ano atrás, o Clube Latam Pass decidiu implantar um novo sistema de resgates. Nesta modalidade, os estornos seriam devolvidos prontamente em créditos, na carteira Latam Pass.

Com algumas estratégias, era possível através deste sistema resgatar passagens em milhas, na tarifa Top. Com isso, o cliente Latam Pass conseguia pedir até 100% de reembolso em dinheiro.

Inclusive, com o valor disponível na carteira digital Latam Pass, o cliente poderia até mesmo realizar emissões para terceiros.

Sendo assim, em alguns casos essa compensação financeira acabava se sobressaindo diante do valor das milhas em geral. Se tornando uma boa vantagem, que obviamente, não favorece a Latam e fornecedores.

Publicidade

Portanto, ao que tudo indica esse “surto” chegou ao fim, há exatos um ano após a data de implementação do sistema.

Novas regras

Com a mudança, a partir deste mês os reembolsos passam a ser em pontos Latam Pass. Isso, independente da data de emissão.

O processo todo continua sendo realizado pelo site da companhia e serão estornados com a validade original. Já o percentual dos pontos devolvidos continuará dependendo da tarifa adquirida no momento da compra.

Sendo assim, aqueles que comprarem as passagens nas tarifas Promo ou Light não possuem direito ao reembolso. Já as tarifas Top e Plus, oferecem as devoluções de 100% e 40% do valor total do bilhete, respectivamente.  

Publicidade

Sobre a mudança

A empresa anunciou que os reembolsos emitidos em créditos na Wallet da Latam era apenas uma medida temporária, que no caso, “durou mais tempo que o previsto”.

E que a modalidade também possuía nuances que atrapalhavam os clientes, como por exemplo, o fato de que se o próximo voo fosse mais caro, a diferença não poderia ser paga em pontos.

Além disso, caso ocorresse o contrário e o próximo voo fosse mais em conta, o troco dos créditos ficavam parados na carteira. Sem poder ser transferidos para uma conta corrente.

Como resultado, esses créditos ainda possuíam uma validade bem menor.

Publicidade

Confira um trecho da nota enviada pela companhia:

A companhia reitera que a sua carteira virtual, bem como todo o seu processo de Transformação Digital, tem como objetivo tornar a jornada do cliente cada vez mais simples, rápida e segura.

Latam

Mas e aí, o que acharam do retorno dos reembolsos em pontos?

Está matéria deixa claro que a Wallet Latam Pass não será extinta, entretanto, a devolução das passagens volta a ser feita em pontos, em vez de créditos na carteira.

Lizandra Carvalho

Jornalista há mais de 5 anos, escritora apaixonada por viagens e promoções, agora aspirante no mundo das milhas, com uma longa bagagem de estudos e aventuras para contar.