Publicidade

Conheça os Lençóis Maranhenses

Publicidade

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma das joias naturais do Brasil. Localizado no litoral do estado do Maranhão, no nordeste do país, o parque é um verdadeiro espetáculo da natureza, composto por dunas de areia branca e lagoas cristalinas que se formam durante o período de chuvas. Neste artigo, vamos explorar os detalhes desse destino incrível.

As chuvas são constantes no primeiro semestre, enchendo as famosas lagoas que cercam os lençóis. Portanto, se quiser encontrá-las supercheias, planeje sua viagem para junho ou julho. Entre agosto e setembro, as lagoas ainda estão cheias e o sol é constante.

Publicidade

Embora o período de outubro a dezembro seja de férias, o clima quente faz as lagoas secarem. É um ciclo perfeito. De janeiro a abril, as lagoas enchem com as chuvas e tudo recomeça, conforme a tabela a seguir:

Janeiro, Fevereiro, Março e AbrilPeríodo chuvoso, lagoas enchendo
Maio e 1ª quinzena de JunhoTempo instável, lagoas cheias
Julho e 2ª quinzena de JunhoSol, lagoas muito cheias
Agosto e SetembroSol, lagoas cheias
Outubro, Novembro e DezembroSol, lagoas secas
Aproveite o máximo de lagoas!

Quando o assunto é Lençóis Maranhenses, tem uma coisa que você não pode deixar de fazer: mergulhar no máximo de lagoas possível! Acredite, elas são incontáveis, uma mais especial que a outra.

Para conhecê-las, você deve comprar um passeio em uma das cidades base: Atins, Barreirinhas e Santo Amaro. São várias e várias empresas oferecendo passeios e pacotes para você aproveitar. Então, é melhor pesquisar, porque os preços variam muito!
Quando se cansar de mergulhar e curtir as várias lagoas dos Lençóis Maranhenses, sente-se nas dunas e aproveite a vista para o pôr-do-sol. Você vai se apaixonar!

Mas, quando o assunto é beleza, você já deve ter ouvido falar que as lagoas de Santo Amaro são espetaculares. E é a mais pura verdade! Para apreciar o mais belo dessa região, indicamos o passeio pela Lagoa das Emendadas. Ele costuma durar 4 horas, começando num carro 4×4 e terminando com uma caminhada.

Publicidade

Contudo, se você é aventureiro e gosta de conhecer lugares selvagens, vale a pena atravessar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses a pé para conhecer os povoados mais isolados. Barra Grande e Queimada dos Britos, por exemplo, só podem ser acessados a pé, em uma caminhada que dura de 3 a 5 dias! E aí, você toparia essa aventura?

Invista nos passeios

Os Lençóis Maranhenses são daqueles lugares que parecem ter sido pintados a dedo. Por isso, te aconselhamos a investir em passeios para aproveitar as belezas desse destino. Uma ótima alternativa para ver paisagens únicas é o sobrevoo, um passeio maravilhoso em aeronaves de pequeno porte – obrigatório para os amantes de fotografia!

Publicidade

Mas aqui vai um conselho: agende seu voo para o começo da manhã ou final do dia, quando o sol está mais tranquilo e as luzes formam reflexos maravilhosos na água. Uma ótima ideia é agendar um passeio pelas lagoas para logo depois do sobrevoo. Acredite, é ainda mais gostoso aproveitar as lagoas após vê-las de cima.

Por fim, seja qual for o motivo ou período do seu passeio, o visual impecável dos Lençóis Maranhenses não vai te decepcionar. Programe sua viagem entre os meses de Julho e Setembro para aproveitar as lagoas cheias.

Mas, se estiver procurando destino litorâneo, dê uma passada neste artigo sobre a vila encantadora de Jericoacoara.

Publicidade